Filiação à COBRA e o BRA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Filiação à COBRA e o BRA

Mensagem por cineas em Seg 18 Jul - 6:32:16






Filiação à COBRA e o BRA



O Raphael Silva de Belo Horizonte/MG me enviou uma pergunta muito interessante e que ainda é mistério até para alguns aeromodelistas, até para os mais experientes: existe um órgão que regulamenta o aeromodelismo no Brasil? A resposta é sim!

A Confederação Brasileira de Aeromodelismo – COBRA está localizada no Rio de Janeiro e ela é a responsável por regulamentar os clubes de aeromodelismo por todo o Brasil. O Sr. Neuly Nunes Cardoso é o atual presidente da confederação que conta também com vice-presidente, conselho fiscal, membros efetivos e suplentes, diretoria administrativa, operacional e regional.

Por ser o órgão máximo de administração do aeromodelismo nacional, cabe a ela a responsabilidade de homologação dos clubes de aeromodelismo e também dos aeromodelistas.

BRA

O BRA é como se fosse o brevê do aeromodelista, porém, existe um motivo para se ter o BRA que vou explicar mais adiante.

Para tirar o BRA você precisa se afiliar a um clube homologado pela COBRA e para consultar o clube mais próximo de você, basta fazer uma pesquisa nesse link (Clubes).

Após a filiação você passará por um voo de checagem, que consiste basicamente na sua avaliação em questões de segurança e noções de voo. Esse voo é acompanhado por um dos aeromodelistas cadastrado no clube e que possuam autorização para avaliar o seu voo. O que você precisa fazer no voo está descrito no documento “Ficha de Checagem para Emissão do BRA” (Ficha de Checagem)

Uma vez aprovado, essa ficha será enviada para a COBRA com os seus documentos pessoais (RG, CPF, Comprovante de Endereço) e também será necessário pagar uma taxa que (menor valor do seguro é de R$75,00).

Espera aí… Seguro?

Isso mesmo, o BRA não serve apenas para você ter uma carteirinha da COBRA dentro da sua carteira, mas ele nada mais é do que um seguro contra acidentes à terceiros. Vale ressaltar que ele não cobrirá os dados causados no seu aeromodelo ou helimodelo, mas sim, os estragos causados por ele em terceiros. Veja a seguir os valores do BRA extraídos do website em 12/Julho/2011:



Veja que a anuidade do seu BRA depende do valor da cobertura que você deseja e do tipo de aeromodelo que você voa. Lembrando que trata-se de uma anuidade, ou seja, no aniversário do seu BRA você terá que pagar novamente esse mesmo valor para continuar assegurado.

Bom, mas e se eu estiver voando no quintal de casa e ocasionar um acidente com o meu helimodelo, por exemplo, posso acionar a cobertura do segudo do COBRA? Não, não pode!

O seguro é válido apenas para voos realizados em locais homologados pelo COBRA, por exemplo, o clube na qual você tirou o seu BRA. Nada impede que você viaje e faça voos em outros clubes, porém, você sempre deve pesquisar se aquele clube que você está voando é homologado pela COBRA, senão, você não estará coberto pelo seguro.

Acho que isso é algo que sempre temos que ter em mente, a nossa segurança e a de terceiros!

Maiores informações sobre a confederação pode ser encontrara no website (http://www.cobra.org.br/).

Desejo a todos ótimos voos!
avatar
cineas
Admin

Mensagens : 1633
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 50

Ver perfil do usuário http://cineastv.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Filiação à COBRA e o BRA

Mensagem por rafa_ em Qua 14 Nov - 15:02:07

Galera essa informação foi Retirada do site abaixo:

nafrequenciacerta.com.br/?p=65

Publicação feita em 13 de Julho de 2011

rafa_

Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/11/2012
Localização : campinas

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum