Antenas de receptores.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Antenas de receptores.

Mensagem por Junior Accioly em Qua 20 Maio - 13:12:23

Eu tive vendo alguns colegas usando radio 72 MHZ , os aeromodelos com estas freqüências sempre vem com uma antena mais ou menos 1 metro , ai eu pergunto,cadê a antena do receptor será que está encurtada ou enrolada em algum lugar?

Dobrando uma antena normal de 39" ( 1 metro aproximadamente ) de maneira que ela fique na forma de um "U" sendo que a parte maior fique com um comprimento de 20" (50 cm aprox.) e o resto do fio colocado paralelamente com um separação de 4" ( 10 cm), A recepção apresenta uma perda de 4% do sinal recebido.
Cortando um pedaço de 3" ( 7,5 cm ) dessa mesma antena porém utilizando a mesma esticada normalmente a recepção não é afetada! Portanto se a antena do seu receptor tiver um pequeno pedaço cortado, não se preocupe o rádio vai continuar funcionando normal.
Agora cortando novamente o fio da antena e deixando ele sómente com 21" ( 53 cm ) a perda de sinal é de 16%. Isso pode representar um problema quando se utiliza micro receptores, uma vez que tendo esses equipamentos a banda mais larga, alguns deles simplesmente deixam de funcionar se um pedaço da antena for cortado. Não esqueça que os dados obtidos nessa experiência dependem muito do ambiente em que esta instalada a antena
Finalmente se cortarmos um pedaço de uma antena normal de 39" reduzindo o comprimento do fio a 18"( 45 cm ) o receptor simplesmente deixa de funcionar.
Por outro lado se enrolarmos uma antena normal ( 39") em um cartão de visita deixando sómente 18" de fio para ser esticado na fuselagem do modelo, teremos uma perda de sinal da ordem de 17%.
Por fim foram feitos ensaios com antenas encurtadas através de uma bobina de carga na sua base. Essas antenas são rígidas e tem o comprimento de 10" ( 25 cm ) sendo muito utilizadas em helicópteros. A perda de sinal na recepção é de 17%. Mesmo assim funcionam satisfatóriamente pois como se sabe a área de vôo de um helicóptero é bem menor que a área de uma aeromodelo.
Convém notar que os teste acima foram feitos com a distância de 30 metros entre o transmissor e o receptor, ou seja, em condições normais que um aeromodelista deve testar o alcance do seu rádio. Salienta também o técnico, que os valores apresentados na redução do sinal recebido representam uma média de várias medidas com vários receptores e transmissores, o que significa que em condições especiais de instalação esses valores podem mudar tanto para melhor quanto para pior.
Resumindo.
Sempre que possível, utilize a antena normal que vem instalada no seu receptor, esticando-a totalmente no sentido HORIZONTAL ao longo da fuselagem do modelo, assim voce estará garantindo a melhor performance do seu R/C.
avatar
Junior Accioly

Mensagens : 90
Data de inscrição : 16/04/2009
Localização : Fortaleza-Ce

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Antenas de receptores.

Mensagem por Daniel em Sex 22 Maio - 23:12:04

Beleza!!
Eu sempre costumo enrrolar metade da antena e o restante deixo o mais sticado possivel. Nunca tive problemas, mas meu receptor eh futaba standart e meu olhoe eh ruim, ou seja meu voo eh sempre por perto!!!
Mas eh bom aprender mais essa!
parabens!
avatar
Daniel

Mensagens : 150
Data de inscrição : 16/04/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum