Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

esc pwm motor escova

Ir para baixo

esc pwm motor escova Empty esc pwm motor escova

Mensagem por cineas Sex 22 maio - 23:33:03

Continuando a série de eletrônica para nautimodelos vou apresentar um circuito de speedcontrol. Este circuito não é digital, utiliza a técnica de PWM (Pulse Width Modulation) com o auxílio de um servo para controlar a velocidade de um motor.



Ao contrário dos Speedcontrols encontrados prontos nas lojas, que são feitos a partir de um microcontrolador, e circuitos digitais, este é bem simples.

O que é o PWM? A técnica de PWM consiste em gerar pulsos de tensão constante, no valor máximo necessário para o pleno funcionamento do motor (6V, 9V, 12V, ...) e variar o tempo de duração ou intervalo destes pulsos (Duty cycle). Com isso temos uma maior e efetiva trasferência de potência para o motor.





Como muitos amigos perguntam como podem controlar a velocidade de seus modelos de um modo mais barato que comprar um speedcontrol eletrônico digital (ESC), dou minha sugestão baseada em um circuito bastante simples e barato, apenas sendo necessário uma certa manha em eletrônica para monta-lo.



Consiste em um circuito baseado no CI 555 onde, utilizando um potenciometro, de preferência deslizante, podemos variar a velocidade de giro do motor através de um servo. Como este circuito é bastante simples e não usa a sinalização emitida pelo receptor, o motor somente irá girar em uma direção. Para que haja reversão é necessário inverter a polaridade do motor, os fios, para que a mesma acelereção seja em sentido contrário. Esta inversão fica para outro momento.





esc pwm motor escova 555-pw10

esc pwm motor escova 555-pw12
cineas
cineas
Admin

Mensagens : 1633
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 57

https://cineastv.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

esc pwm motor escova Empty para os barcos

Mensagem por cineas Sex 22 maio - 23:42:19

Muitos amigos nos perguntam sobre a eletrônica dos nautimodelos: baterias, receptores, iluminação, motores, etc ...


As vezes uma simples explicação se transforma em uma aula de eletrônica básica, onde explicamos o funcionamento dos circuitos básicos e também dos auxiliares.


Um nautimodelo pode simplesmente possuir receptor, servo e motor, porém na vasta imaginação de um modelista, e aficcionado em eletrônica como eu, acabam aparecendo alguns apetrechos eletrônicos para dar um PLUS no "barquinho".


Reguladores de tensão, Fail safe, "chaves contatoras", sirene, pisca/Flash, sons de motores, iluminação, etc ... tudo o que a imaginação, espaço e equilíbrio permitir.


Em grandes embarcações normalmente utilizamos baterias de 12v para os motores, porém esta tensão é muito alta para energizar o receptor e os servos, que funcionam com tensões entre 4,8 e 6v (volts). Para que não seja necessário utilizar 2 baterias diferentes utilizo o artifício do regulador de tensão. Este circuito eletrônico recebe os 12v da bateria principal, reduz e estabiliza em 6v, permitindo que o receptor, os servos e demais circuitos auxiliares funcionem perfeitamente dentro da tensão de trabalho.


Utilizo o regulador de voltagem positiva 7806 da motorola, este componente consegue fornecer corrente constante de 0,6A (Ampere) com picos de 1A, o suficiente para energizar um receptor de 7 canais futaba, e um servo futaba padrão (S3004). Para dois ou mais servos utilizo um transistor de potência como booster, permitindo atingir correntes de até 15A (um absurdo em se falando de nautimodelismo - O P6345 em máxima aceleração consome 1,8Ah). O único risco de se utilizar este regulador é o chamado CUTOFF: A tensão mínima de funcionamento do componente. O 7806 para de funcionar quando em sua entrada (pino 1) a tensão fica abaixo de 6v, isto ocorre quando a bateria está muito fraca. O motor pode até funcionar mas para este tipo de regulador é trabalhar fora das especificações. Portanto, a bateria deve sempre estar carregada para evitar imprevistos.


São duas montágens bem parecidas, onde um nautimodelista sem muita perícia no ferro de solda


pode facilmente montar para seu nautimodelo, e a aplicação vai depender da necessidade.


A mais simples se utiliza apenas do componente e um filtro de transientes, traduzindo, um regulador e um capacitor que também pode ser descartado (na data deste post o custo da montagem era de R$1,5). A "mais trabalhosa" permite a regulágem da tensão entre 5,5v e a tensão de bateria, sendo a mais comum de 12v. Para este circuito é necessário tomar muito cuidado pois tensões acima de 6,5v poderão queimar o receptor. Tenha em mãos um voltímetro para regular este circuito antes de conecta-lo ao receptor.


Se quiser apenas um regulador de tensão fixo 6v com alta amperágem pode-se substituir o trimpot de regulagem por um fio direto ao negativo.


Segue abaixo o diagrama eletrônico e o layout da montágem deste regulador.

esc pwm motor escova Reduto10
cineas
cineas
Admin

Mensagens : 1633
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 57

https://cineastv.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

esc pwm motor escova Empty Re: esc pwm motor escova

Mensagem por cineas Sex 22 maio - 23:43:57

esc pwm motor escova Reduto11
cineas
cineas
Admin

Mensagens : 1633
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 57

https://cineastv.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

esc pwm motor escova Empty Re: esc pwm motor escova

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos