esc pwm motor escova

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

esc pwm motor escova

Mensagem por cineas em Sex 22 Maio - 23:33:03

Continuando a série de eletrônica para nautimodelos vou apresentar um circuito de speedcontrol. Este circuito não é digital, utiliza a técnica de PWM (Pulse Width Modulation) com o auxílio de um servo para controlar a velocidade de um motor.



Ao contrário dos Speedcontrols encontrados prontos nas lojas, que são feitos a partir de um microcontrolador, e circuitos digitais, este é bem simples.

O que é o PWM? A técnica de PWM consiste em gerar pulsos de tensão constante, no valor máximo necessário para o pleno funcionamento do motor (6V, 9V, 12V, ...) e variar o tempo de duração ou intervalo destes pulsos (Duty cycle). Com isso temos uma maior e efetiva trasferência de potência para o motor.





Como muitos amigos perguntam como podem controlar a velocidade de seus modelos de um modo mais barato que comprar um speedcontrol eletrônico digital (ESC), dou minha sugestão baseada em um circuito bastante simples e barato, apenas sendo necessário uma certa manha em eletrônica para monta-lo.



Consiste em um circuito baseado no CI 555 onde, utilizando um potenciometro, de preferência deslizante, podemos variar a velocidade de giro do motor através de um servo. Como este circuito é bastante simples e não usa a sinalização emitida pelo receptor, o motor somente irá girar em uma direção. Para que haja reversão é necessário inverter a polaridade do motor, os fios, para que a mesma acelereção seja em sentido contrário. Esta inversão fica para outro momento.







avatar
cineas
Admin

Mensagens : 1633
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 51

Ver perfil do usuário http://cineastv.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

para os barcos

Mensagem por cineas em Sex 22 Maio - 23:42:19

Muitos amigos nos perguntam sobre a eletrônica dos nautimodelos: baterias, receptores, iluminação, motores, etc ...


As vezes uma simples explicação se transforma em uma aula de eletrônica básica, onde explicamos o funcionamento dos circuitos básicos e também dos auxiliares.


Um nautimodelo pode simplesmente possuir receptor, servo e motor, porém na vasta imaginação de um modelista, e aficcionado em eletrônica como eu, acabam aparecendo alguns apetrechos eletrônicos para dar um PLUS no "barquinho".


Reguladores de tensão, Fail safe, "chaves contatoras", sirene, pisca/Flash, sons de motores, iluminação, etc ... tudo o que a imaginação, espaço e equilíbrio permitir.


Em grandes embarcações normalmente utilizamos baterias de 12v para os motores, porém esta tensão é muito alta para energizar o receptor e os servos, que funcionam com tensões entre 4,8 e 6v (volts). Para que não seja necessário utilizar 2 baterias diferentes utilizo o artifício do regulador de tensão. Este circuito eletrônico recebe os 12v da bateria principal, reduz e estabiliza em 6v, permitindo que o receptor, os servos e demais circuitos auxiliares funcionem perfeitamente dentro da tensão de trabalho.


Utilizo o regulador de voltagem positiva 7806 da motorola, este componente consegue fornecer corrente constante de 0,6A (Ampere) com picos de 1A, o suficiente para energizar um receptor de 7 canais futaba, e um servo futaba padrão (S3004). Para dois ou mais servos utilizo um transistor de potência como booster, permitindo atingir correntes de até 15A (um absurdo em se falando de nautimodelismo - O P6345 em máxima aceleração consome 1,8Ah). O único risco de se utilizar este regulador é o chamado CUTOFF: A tensão mínima de funcionamento do componente. O 7806 para de funcionar quando em sua entrada (pino 1) a tensão fica abaixo de 6v, isto ocorre quando a bateria está muito fraca. O motor pode até funcionar mas para este tipo de regulador é trabalhar fora das especificações. Portanto, a bateria deve sempre estar carregada para evitar imprevistos.


São duas montágens bem parecidas, onde um nautimodelista sem muita perícia no ferro de solda


pode facilmente montar para seu nautimodelo, e a aplicação vai depender da necessidade.


A mais simples se utiliza apenas do componente e um filtro de transientes, traduzindo, um regulador e um capacitor que também pode ser descartado (na data deste post o custo da montagem era de R$1,5). A "mais trabalhosa" permite a regulágem da tensão entre 5,5v e a tensão de bateria, sendo a mais comum de 12v. Para este circuito é necessário tomar muito cuidado pois tensões acima de 6,5v poderão queimar o receptor. Tenha em mãos um voltímetro para regular este circuito antes de conecta-lo ao receptor.


Se quiser apenas um regulador de tensão fixo 6v com alta amperágem pode-se substituir o trimpot de regulagem por um fio direto ao negativo.


Segue abaixo o diagrama eletrônico e o layout da montágem deste regulador.

avatar
cineas
Admin

Mensagens : 1633
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 51

Ver perfil do usuário http://cineastv.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: esc pwm motor escova

Mensagem por cineas em Sex 22 Maio - 23:43:57

avatar
cineas
Admin

Mensagens : 1633
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 51

Ver perfil do usuário http://cineastv.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: esc pwm motor escova

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum