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manobras 3D

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Mensagem por cineas Sex 22 maio - 22:27:10

pessoal videos ensinando a fazer as manobras 3D

http://www.aero3d-br.com/manobras_3d.htm

manobras 3D Blende10

acesse o link acima e clique nos videos

muito legal
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Mensagem por cineas Sex 22 maio - 22:31:27

undefined
Mais... The Harrier
O que é: É um vôo muito lento e para frente mantendo o nariz alto (45 graus).

Acerto: O mesmo da manobra "elevator", o aumento dos comandos dos ailerons ajudará ainda mais nesta manobra.

Como fazer: Comece entrando na manobra "elevator". Deixe o avião cair um pouco, dê motor lentamente até o avião parar de descer e voar para frente com o nariz empinado, cabre todo o profundor até chegar no batente (tudo isso no modo 3D). Trabalhe com o motor para controlar a altitude e a velocidade do avião.Use o leme para guiar o avião , tente usar os ailerons , (pouquíssimo) , pois eles fazem o avião cambalear de um lado para o outro

Dica: Mantenha o nariz alto se o avião começar a cambalear.

Recuperação: Dê potência e vá aliviando lentamente o profundor até a transição para o vôo normal. Depois que estiver dominado a manobra, venha na manobra Harrier, trabalhando com o motor até o pouso. O avião irá tocar primeiro o leme , então dê um pouco de motor, para que o impacto do trem de pouso principal não seja tão duro.

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Mensagem por cineas Sex 22 maio - 22:33:31

Torque Roll (o avião utilizado neste artigo é o extra-300 da Hangar 9, porém pode ser realizado com qq outro avião de acrobacia 3D)
O que é: é um "hover" na vertical, parado no local, rotacionando para a esquerda, no eixo na fuselagem, devido ao torque do motor.

Acerto: O avião deverá ter bastante comando de leme e profundor. o CG um pouco atrás tb ajuda. Alguns pilotos acertam o CG para trás, para tornar a manobra mais fácil, sem colocar nenhum gyro. Os gyros são a melhor maneira de estabilizar o avião, mas eles não fazem a manobra para vc, apenas ajudam. Naturalmente vc precisará de muita potência também : com 1/3 ~1/2 de motor deverá ser suficiente para "pendurar"o avião.


Como fazer: Voe baixo pela pista, com baixa aceleração, dê potência com profundor todo cabrado para trazer o avião para a posição vertical. Alguns adicionam um pouco de aileron a esquerda para já dar início ao roll. Dê aceleração para manter o nariz apontado para cima, corrija com leme e profundor , para manter na vertical.

Dica: No inicio a inversão de comandos é inevitável, quando a barriga do avião está de frente para o piloto, e exige algum tempo de treinamento até o condicionamento dos reflexos. Portanto uma dica para corrigir o avião nesta situação e empurrar o stick do leme sempre para o lado da asa que estiver mais baixa. Alguns dão "toques"no acelerador durante estas correções.Se vc simplesmente der toda aceleração o avião vai subir e sair fora da manobra.

Recuperação: Saia dando toda potência do motor.

Para não ter problemas: Use um motor altamente confiável. O Torque roll é muito desgastante para os motores, porque eles trabalham quase no seu limite, com refrigeração apenas vindo da hélice
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Mensagem por cineas Sex 22 maio - 22:34:47

Elevator
O que é: O avião vem numa descendente com o nariz alto.Dependendo da condições de vento o avião vem numa descendente com um angulo próximo de 45 graus, indo para qualquer lugar, isto nos dias de vento calmo, passando a vertical ou até indo levemente de ré no dias de ventos fortes. O do acelerador é usado para determinar o a velocidade da descida e a manter sempre o nariz sempre alto.

Acerto: CG tem estar na marca ou levemente atrás. Se o CG estiver muito para trás e o avião ficar instável , mixe o de tal forma que qdo cabrar todo o profundor o aileron suba 1/2" (para cima) , lembre-se de ligar o mixer somento quando for executar a manobra.

Como fazer: Próximo a velocidade de stoll, cabre lentamente até até a deflexão total do profundor. Com acelerador em baixa o avião vai cair como uma pedra. Para correção use leme , e não ailerons. Simplesmente mantenha as asas niveladas. Dê potência para mudar a altitude do avião.
Além de ver que direção é dada sempre pelo leme, vc vai perceber rapidamente que utilizando basicamente leme e acelerador, vc leva o avião para onde quiser.

Recuperação: dê toda aceleração, e desligue o mixer.

Para aumentar o graus de dificuldade , venha com a manobra "elevator" até próximo ao solo, dando motor antes do avião tocar o solo, faça uma transição para o "Harrier" e pouse. Para ficar radical, dê motor até colocar o nariz do avião na vertical e faça a transição para o torque roll.....


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Mensagem por cineas Sex 22 maio - 22:36:59

The Waterfall
O que é: É uma queda , com o avião girando no eixo do canopy

Como fazer: Comece a uma altura relativamente alta com pouco motor , gradualmente, deixe o nariz do avião ficar quase na vertical Um pouco antes de estolar, dê todo motor. você deverá fazer correções constantes com leme e ailerons, para manter o avião girando numa linha reta. Para fazer waterfalls consecutivos, mantenha o profundor todo picado, corrigindo com leme e ailerons, corte o motor quando a nariz estiver na vertical, e dê todo motor quando o nariz apontar para baixo.
O uso de leme e ailerons é imprescendível, as correções devem ser constantes, pois senão o avião irá fazer a manobra em faca.
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Mensagem por cineas Sex 22 maio - 22:38:24

Blender (o avião citado neste artigo é o extra-300 da Hangar 9, porém pode ser realizado com outros modelos de acrobacia 3D)
O que é: Blender, ou Pânico é um mergulho fazendo um roll na vertical, com transição para o parafuso chato , onde a avião desce bem lentamente.

Acerto: Usar 60-75% de exponencial. O CG deverá estar quase no limite de instabilidade. Tenha certeza que a sua asa esteja reforçada o suficiente, esta manobra pode ser extremamente violenta na transição.

Como fazer: Comece voando reto a uma altura de 120-150 m, reduza a potência do motor e pique o nariz , alinhando na vertical.Tão logo o avião comece a descer dê todo o comando de aileron para esquerda, com motor reduzido. Deixe completar 2-3 rolls, então rapidamente faça a transição dos sticks para a posição de snap rool invertida (aileron a esquerda, leme a direita e picado) exatamente ao mesmo tempo. Se vc fizer isso corretamente o avião vai instantaneamente passar de um roll para parafuso chato , "freiando" o avião, fazendo-o descer bem lentamente. Dê todo motor logo após o parafuso ficar chato, a medida a parafuso vai aumentando de velocidade, o avião irá descer mais lentamente.

Recuperação: Simplesmente alivie o leme e aileron, segure levemente picado, o avião vai parar de rotacionar e "voar" . Tão logo ganhe velocidade suficiente dê 1/2 roll para voltar a posição normal. Lembre que vc está com configuração do rádio no modo "3D", então nao faça nada abruptamente, ou o avião vai estolar.

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Mensagem por cineas Sex 22 maio - 22:40:26

The Wall

O que é: o avião começa com um vôo normal "quebrando" num angulo de 90º na direção vertical ...como se tivesse batido numa parede.

Acerto: o mesmo do Parachute.

Como fazer: Comece com um vôo nivelado e reto a uma altura de aproximadamente 30 m, corte o motor, quando o avião começar a reduzir a velocidade, cabre todo o profundor rapidamente. Quando a avião estiver na vertical, dê todo o motor e alivie o profundor. (Dica: começe com baixa velocidade e dê motor no mesmo instante que cabrar o profundor).

Recuperação: alivie o profundor, motor a pleno.

Recuperação avançada: Trabalhe com o motor, para sustentar o avião a faça a transição para o Torque Roll.

Recomendação: Dê o motor na hora certa, caso contrário o avião irá cair para trás.

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Mensagem por cineas Sex 22 maio - 22:44:24

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Mensagem por cineas Sex 22 maio - 22:54:29










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Mensagem por Daniel Qua 27 maio - 9:15:15

Boa cineas...
jah procurei bastante uma carta de manobra,
algo que posar ser impresso para levar para o campo, assim tentar fazer os bagulho lah. Sabe onde encontrar???
Daniel
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Mensagem por cineas Qua 27 maio - 10:35:09

estou preparando uma
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Mensagem por cineas Qui 28 maio - 16:17:12



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Mensagem por cineas Sex 29 maio - 6:01:46

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Mensagem por cineas Sex 29 maio - 6:05:20

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Mensagem por cineas Sex 29 maio - 6:07:57





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Mensagem por cineas Qui 4 Jun - 14:03:23







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