VISITE UM DC3 EM PACATUBA - CE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

VISITE UM DC3 EM PACATUBA - CE

Mensagem por cineas em Qua 2 Set - 19:12:31

Parque ecológico recebe aeronave da TAF


Uma aeronave PT - KZF, um C-47 Douglas, mais conhecida como DC3 saiu recentemente da TAF Linhas Aéreas para um destino fixo: o Parque Pedagógico
- Apoena Ecopark, localizado no município de Pacatuba, na região Metropolitana de Fortaleza.

Com a doação, a companhia aérea quer colaborar com a iniciativa, que pretende inaugurar, em breve, um parque em que estudantes da rede pública e privada possam visitar o local e, na prática, aprender mais sobre vários assuntos, dentre eles, ecologia, ciências, geografia, navegação e aviação civil.

Dessa forma, a aeronave, que até então pertencia à TAF, vai exercer um papel fundamental no desenvolvimento e sucesso do parque. Isso porque, além de ser considerada um modelo clássico, que faz parte da história da aviação mundial, o DC3 também vai ser explorado para que os visitantes tenham mais informações sobre a aviação.

Essa não é a primeira grande ação realizada pela TAF. Em 2007, a companhia já realizou patrocínios a diversos eventos culturais; ações de responsabilidade social e de incentivo, incluindo um vôo gratuito na cidade de Fortaleza aos pacientes do Projeto Reviver. O objetivo é inserir a companhia no ranking das empresas socialmente responsáveis.

Sobre a TAF

Fundada em 1957, no estado do Ceará, pelo Comandante João Ariston Pessoa de Araújo, a TAF iniciou suas atividades com os serviços de táxi aéreo e atualmente disponibiliza também os serviços da TAF Expressa, no setor de cargas, e de TAF Linhas Aéreas, no transporte de passageiros com forte atuação nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Em constante crescimento no mercado, a companhia aérea atende: Recife, Fortaleza, São Luis, Belém, Manaus, Macapá e Caiena, na Guiana Francesa.


VISITE EM PACATUBA

























































procure o amigo Lucas,ao chegar no parque ecológico,vá e leve sua família.
Além de ter o prazer de visitar este histórico avião,que foi habilmente transformado em cinema,voce desfrutará de restaurante self-service,trilhas ecológicas,tiroleza piscina e muito mais.
uma diversão inesquecível.

O espaço é aberto ao público aos domingos, das 9h às 17h, e é cobrada uma taxa de R$ 15 por pessoa

Ao lado da Igreja Matriz, bem no centro do município de Pacatuba, a aproximadamente 32 quilômetros de Fortaleza. Essas são as coordenadas principais para se chegar ao Apoena Ecopark, um complexo formado pela Terra da Aventura e um hotel ainda em fase de planejamento, que mescla aventura, aprendizado e lazer. São 72 mil metros quadrados de área, com opções para os mais diversos públicos, desde escolas, passando por empresas até, claro, o público em geral.

Se o assunto é férias, uma boa dica é aproveitar, dentro dos formatos oferecidos, o Domingo no Parque na Terra da Aventura. Por R$ 15,00 (preço promocional) por pessoa, o visitante tem, das 9h às 17h, a oportunidade de fazer uma incrível viagem pelas riquezas histórico-geográficas do Estado. E tudo pode começar pelo avião-cinema.

Um DC-3 do fim da primeira metade do século passado de dimensões 27 (envergadura) por 20 (comprimento) metros foi totalmente adaptado, inclusive com condicionador de ar, para que 26 pessoas por vez possam quase que literalmente sobrevoar as belezas da terrinha em filme. Quem resolver se aventurar por aquelas bandas vai poder também conhecer mais sobre as eras geológicas e a evolução das espécies no Museu de História Natural.

Além disso, tem correnteza, anfiteatro, Fazendinha Vovô Rosa — entre os bichos, pato, ganso, galinha, bode, ovelha, pônei, cavalo e vaca —, labirinto ecológico, parque aquático, espaço para eventos e planisfério gigante.

Agora, para os amantes da adrenalina a mil, a opção mais indicada é o arvorismo e as duas trilhas ecológicas pela região, uma com 400 metros e a outra, 1.200.

De acordo com o diretor institucional do complexo, Rômulo Cézar Aires Rosa, o arvorismo dispõe de três estágios: a ponte de tocos de cerca de sete metros de percurso, a falsa baiana de aproximadamente 12 metros e a temida tirolesa, com em torno de 60 metros.

Mais informações:

Terra da Aventura
Rua Major Crisanto de Almeida, 2170, Centro, Pacatuba
(85) 3257.4400










"PACATUBA
Aulas de ecologia, aviação e ciências no parque
Rita Célia Faheina
da Redação

Parque ecológico em Pacatuba vai oferecer aos estudantes lições de ecologia, ciências, geo grafia, navegação e até aviação. Uma aeronave foi doada pela TAF para que sejam dadas informações aos visitantes "

O link com a matéria
http://www.opovo.com.br/opovo/ceara/697349.html




Saiba tudo sobre este histórico avião

http://cineastv.forumeiros.com/avioes-historicos-f33/douglas-dc3-t472.htm[/b]
avatar
cineas
Admin

Mensagens : 1633
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 50

Ver perfil do usuário http://cineastv.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VISITE UM DC3 EM PACATUBA - CE

Mensagem por cineas em Dom 20 Set - 22:32:50

Depois de ver as fotos do Cineas sobre o avião do Apoema Park que hoje é um cinema decidi pesquisar sobre as aventuras daquela aeronave até ir para lá. Durante as pesquisas encontrei o blog do Gabriel Silva e acabamos trocando alguns email's. Acompanhem o resultado:

Olá Ruben

Por favor, dê uma olhada no meu blog "projeto Dc-3".
Já atualizei as informações e coloquei algumas fotos.

Um abraço.


http://projetodc3.blogspot.com/2009/07/dc-3-pt-kzf.html
avatar
cineas
Admin

Mensagens : 1633
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 50

Ver perfil do usuário http://cineastv.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

PP-CDM, PP-AJD

Mensagem por Pelican223 em Sab 22 Jan - 17:49:19

41-38734 (c/n 6193) to USAAF Dec 30, 1942 - 10th AF, India Jan 26, 1943 - 14th AF, Chungking Dec 12, 1944 - USA - Reclaimed Tinker Field, OK. Aug 03, 1949. To Freeman AAF, Indiana, to Davis Monthan AFB, AZ. To civil registry as N69031, PP-CDM (Cruzeiro ‘Arapuau’ Nov 20, 1950), PP-AJD (Transportes Aereos Catarinense ‘Tabarao’ Dec 26, 1957 - Cruzeiro Aug 1966 - Lsd to Jari Florestal e Agricola mid 1975 until bought Dec 15, 1975). Noted in RICO’s colours as ‘Saracura’ May 1983 and stored engineless Aug 1983. Cut up for junk in late 1980s, early 1990s.

My Father accepted this aircraft (named "Jolly Roger" ) in December, 1942 at Pope Air Base, North Carolina, US. He deployed with 2nd Troop Carrier Squadron to the China Burma India Theater via the South Atlantic route in February, 1942 and was crew chief of the airplane in China Burma and India until February 1945. 743 was one of the first C-47s to land at Myitikina in Burma when the US captured it. It regularly flew the "Hump" from India and Burma to China

The Airplane returned to the US sometime later and was assigned to Tinker Air Base, Oklahoma City. It later was assigned to Freeman Army Airfield, Illinois, US and finally sent to Davis-Monthan Air Base to be sold to civilians.

Then Cruzario bought the airplane.
Jari Florestal rented and purchased the airplane as PP-CDM. ( I just purchased a picture on EBay)
Atillia at Rico in Manaus told me the airplane was scrapped.
I asked the American (US) Legation in Manaus to look for traces of the airplane at SBEG but they found nothing. I just wanted the aircraft Certification Plate, but it is gone I think.

My Friend Flamerion (Fla) Almeida, a career Varig Captain in Sao Paulo, helped me a great deal in my search.

I am a retired U.S. Army Aviator.

Regards,
Michael

Portuguese:
41-38734 (c/n 6193) para contudo 30 de Dezembro de 1942 - AF 10, Índia 26 de Janeiro de 1943 - AF 14, Chungking 12 de dez de 1944 - EUA - recuperado mexer campo, OK. 03 De agosto de 1949. A Freeman AAF, Indiana, para Davis Monthan AFB, AZ. Registro civil como N69031, PP-CDM (Cruzeiro 'Arapuau' 20 de novembro de 1950), PP-AJD (Transportes Aereos Catarinense 'Tabarao' 26 de Dezembro de 1957 - Cruzeiro Aug de 1966 - Lsd a Agricola a Jari Florestal e meados de 1975 até comprado em 15 de Dezembro de 1975). Note-se em cores do RICO como 'Saracura' Maio de 1983 e armazenado engineless de agosto de 1983. Corte para lixo no final dos anos 80, início dos anos 90.



Meu pai aceitou esta aeronave (chamado "jolly roger") em Dezembro de 1942 na Base aérea de Papa, Carolina do Norte, EUA. Implantado com o Esquadrão de transportadora de tropa de 2nt ao teatro China Birmânia Índia através da rota do Atlântico Sul em fevereiro de 1942 e foi chefe de equipa do avião na Birmânia de China e Índia até fevereiro de 1945. 743 foi um dos primeiros C-47s desembarcar em Myitikina na Birmânia, quando os EUA capturaram. Ele voou regularmente a "Corcunda" da Índia e Birmânia à China

O avião voltou para os Estados Unidos durante algum tempo mais tarde e foi atribuído a Base aérea de Tinker, Oklahoma City. Mais tarde foi atribuído a Freeman exército Airfield, Illinois, usa e finalmente enviado à Davis-Monthan Air Base para ser vendido aos civis.

Em seguida, Cruzario comprou o avião.
Jari Florestal alugado e comprado o avião como o PP-MDL. (Acabou de adquirir uma imagem no EBay)
Atillia no Rico em Manaus me disse que o avião foi desmantelada.
Perguntei o combateu americano (US) em Manaus para procurar vestígios do avião em SBEG, mas eles não encontraram nada. Eu só queria a aeronave placa de certificação, mas há nada eu acho.

Meu amigo Flamerion (Fla) Almeida, uma carreira Varig capitão em São Paulo, me ajudou muito na minha pesquisa.

Eu sou um aposentado Aviador de exército dos Estados Unidos.

No que se refere,
Michael

Pelican223

Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/01/2011
Localização : West Bend, Wisconsin US

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VISITE UM DC3 EM PACATUBA - CE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum