Configurando o ESC da Align

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Configurando o ESC da Align

Mensagem por cineas em Dom 18 Out - 16:39:53

Configurando o ESC da Align
Aprenda a alterar as configurações do ESC da Align


Muito bem... Percebi que várias pessoas com quem já falei não sabiam ou sabem configurar seus ESCs da Align, então decidir descrever algumas de suas funções e dar o passo-a-passo da sua configuração. Peguei o manual no site da align, vamos ver se consigo ser claro.

Os ESCs da Align possuem as seguintes funções disponíveis:
--- Freio: Não tem muito o que falar, freia o motor quando corta a aceleração. Logicamente, não é recomendado para helicópteros e também, para reduções;
--- Timing: Essa conversa vai longe... melhor pôr na cabeça que Low timing é para motores com poucos pólos (2, por exemplo) e Middle, para motores com 6 polos ou mais. Colocar o timing em High deve aumentar a potência fornecida, ao custo de mais ampères e uma diminuição na eficiência.
Assim como o manual recomenda, é sempre bom checar o consumo do motor através de um E-Meter ou um Shunt (vide tutorial no fórum). Para helicópteros, recomenda-se deixar em Middle Timing;
--- Tipo de aeronave: O ESC pode ser programado para funcionar tanto em aviões (modo Normal) como em helicópteros (usando a opção de partida lenta e/ou governador);
--- Corte de tensão da bateria: Essa função é muito bem feita nos Aligns. O corte do motor por baixa tensão é feito em 2 passos: no primeiro, o ESC reduz a potência do motor indicando que a carga da bateria está chegando ao fim e dando tempo para pousar com segurança. No segundo passo, ele realmente corta o motor.
No ESC há a opção de se configurar 3 níveis de proteção:
- Alta: reduz em 3.2v e corta em 2.9v; (tensões por célula)
- Média: reduz em 2.9v e corta em 2.6v;
- Baixa: reduz em 2.6v e corta em 2.3v;
Eu usaria o corte em tensão alta pois preservaria as baterias (já que as lipos nunca devem ser descarregadas abaixo de 3.0v).
O segundo passo de proteção só funciona no modo Normal, ou seja, quanto o ESC não está configurado para helicópteros (motivos óbvios...);
--- Velocidade de resposta na aceleração: Define se a resposta na aceleração do motor será mais rápida ou amortecida, de acordo com o movimento do stick. Uma velocidade de resposta rápida deixa o motor mais "esperto", respondendo quase que instantaneamente ao comando do stick. Entretanto os picos de corrente e o consumo médio também será maior.
Essa última opção talvez não esteja disponível nos ESC mais antigos.

A programação do ESC da align funciona da seguinte forma:
1) Stick no máximo para entrar no modo de programação;
2) Conecta-se a bateria no ESC, ira-se-á ouvir um som de confirmação que entrou em modo de programação (um tal de "blururumrurum" );
3) Abaixa-se o stick, o ESC estará no modo de configuração e daí em diante ele roda todas as opções até o fim.

A seleção da opção em cada configuração é feita através da posição do stick (e não através dos bips, como normalmente), ou seja, stick no mínimo, meio e máximo para 1a, 2a e 3a opção.
Para facilitar, adotaremos a seguinte nomeclatura:
A = 1a opcão = stick no mínimo;
B = 2a opção = stick no meio;
C = 3a opção = stick no máximo;

As configurações disponíveis são:
1) Freio (1 bip) (A = desativado, B = Suave, C = Forte);
2) Timing (2 bips) (A = Timing Baixo, B = Médio, C = Alto);
3) Corte da bateria (3 bips) (A = corte alto; B = médio; C = baixo);
4) Aeronave (4 bips) (A = Normal (Avião); B = Heli1 (Soft Start); C = Heli2 (Soft Start+Governor));
5) Vel. de Resposta do acelerador (5 bips) (A = Normal; B = Média; C = Rápida);


Como exemplo, vamos fazer uma programação típica para helicópteros. Escolhi fazer as seguintes configurações:
1) Freio: desativado (A);
2) Timing: Médio (B);
3) Corte da bateria: Alto (A);
4) Aeronave: Heli1 (B); somente com soft start, como governor mode desativado;
5) Resposta: Média (B);

- Ligue o ESC como stick no máximo (C) para entrar em programação;
- Depois da confimação, abaixe o stick totalmente (A). Comecará as sequências de bips (serão repetidos 5 vezes);
- A primeira configuração é a de freio, como queremos ele desativado, deixaremos o stick na posição (A) durante os 5 bips;
- Depois haverá o som de confirmação novamente, indicando que o ESC está passando para o próximo passo (timing);
- Para o ajuste de timing, movemos para (B), aguardamos novamente a sequencia acabar e o som de confirmação;
- O próximo é a tensão de corte; coloquemos em (A);
- Para o tipo de modelo colocamos Heli1, ou seja, stick em (B);
- Depois da confirmação, deixamos o stick em (B) pois queremos a vel. de resposta média;
- Neste ponto, haverá mais um som de confirmação e a configuração estará completa. Não haverá mais bipes, desligue a bateria do ESC.

Pronto! O ESC foi configurado, para usá-lo, basta religar a bateria com o stick no mínimo.


Uma curiosidade que talvez muitos não conheçam é que, quando se liga o ESC, o mesmo diz todas as programações configuradas.
No nosso caso, ao ligar a bateria (com o stick no mínimo) se ouvirá a seguinte seqüência de bips:

1bip, 2bips, 1bip, 2bips, 2bips;

Justamente representando as nossas configurações para Freio, Timing, Cut-off, Aircraft e Throttle Response, respectivamente.


CUIDADO COM O MOTOR! É sempre bom afastar o motor da engrenagem ou tirar o mesmo (se conseguir ouvir os bips) para poder trabalhar com segurança e evitar acidentes.
Espero que esse tutorial ajude a quem precisar, lembrando que alguém encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão, não deixe de me avisar.

Abrcs!
Tutorial elaborado por Igor Souza


O que são Speed Control e Battery Eliminator Circuit

ESC - SPEED CONTROL







Esse é um assunto que sempre gera confusões entre os iniciantes no helimodelismo.



Basicamente, o ESC - speed control - é dispositivo eletrônico que controla a velocidade do motor, ou seja, funciona a grosso modo como um acelerador para o seu helicoptero elétrico.



O ESC deve ser ligado no canal throttle do seu receptor do rádio e no motor.



Essa é uma foto do ESC 35X da Align:



Os 3 fios de um lado (preto, azul e vermelho) são ligados no motor, os dois fios (preto e vermelho) do outro lado são ligados na Bateria e o fio padrão futaba vai ligado no canal throttle do receptor.



Além da função básica de controlar a acelação, todo bom ESC conta com outros recursos bem úteis para o helimodelista. São eles:



* Brake: Essa é uma função muito utilizada em planadores, permite que a hélice fique parada mesma em vôo, dinimuindo o arrasto (nos helimodelos o brake fica desligado!)



* Eletronic timming: Essa é uma função que permite otimizar o funcionamento elétrico do seu motor.



* Battery protection: Função IMPORTANTÍSSIMA. As baterias de Lipo não podem baixar de uma determinada tensão (voltagem), sob pena de estragar permanentemente. Assim, o ESC monitora a voltagem da bateria e corta o motor ANTES de a tensão cair muito, evitando prejuízos com a sua bateria.



* Aircraft: Normalmente os ESC´s permitem escolher entre avião, helicoptero e planador.


* Governador: Função muito útil para usuários avançados. O governandor mantém a RPM das pás principais sempre constante, não importando o passo utilizado no momento.

* Soft Start: Muito bom para preservar a main gear e o pinhão do motor. O soft start serve para iniciar a rotação das pás bem vagarosamente.

* Throttle response speed: sensibilidade da aceleração.

Você pode encontrar ESC´s de diversas capacidades no mercado (5A, 20A, 80A, etc). Para saber qual é a capacidade mínima para seu helicóptero é necessário um aparelho medidor de corrente elétrica, para saber quanto de corrente seu motor consome no máximo (máxima rotação com máximo passo e usando alguns servos simultaneamente). Em regra, os helicopteros já vem com um ESC, e o iniciante não precisa se preocupar com isso. Normalmente um ESC de 35A dá conta do recado com folga nos helis da classe 450.

Passada a parte introdutória para iniciantes, vou tratar um pouco de assuntos mais avançados.

É quase um consenso que esses são os melhores ESC´s do mercado para helis da classe 450 (provavelmente nessa ordem):

Kontronik Jazz 40-6-18 ESC

Vantagens:



  • Programação para aviões, helis, planadores, carros e botes.

  • Não provoca interferências no rádio (ruído elétrico)
  • Se ajusta automaticamente ao motor para melhor performance
  • Possui 10 configurações de brake

  • Melhor Soft Start do mercado
  • Proteção contra calor e excesso de corrente
  • Limitar de corrente
  • Melhor governador do mercado

Especificações


  • Number of Cells Input: 6-18
  • BEC: Yes
  • Max Constant Current: 40A
  • Max Surge Current: 50A
  • Weight: 1.16oz (33g)
  • Length: 1.9" (49mm)
  • Width: 1" (25mm)
  • Thickness: 0.29" (7.5mm)

Preço em média de U$ 170,00 no exterior.

Castle Creations Phoenix 35 Brushless ESC

Especificações


Low-voltage cutoff - 4V, 5V, 6V, 7.2V, 9V, 12V


Over-Current Protection - 5 settings


Brake Type - 5 settings


Throttle Range - fixed/self-adjusting/governor


Timing Advance - 3 choices


Cutoff Type - hard or soft


Switching Frequency - 3 choices



All Castle Creations speed controls feature:


-Battery Eliminator Circuit (BEC): eliminates receiver battery


-Safe "Power On"


-Microprocessor Controlled


-Tough surface mount construction


-Audible Arming Signal


-Auto Motor cut-off with reset


-Low torque "Soft Start": protects gear boxes and belt drives from shock


-Smooth reverse exponential throttle


-Self-calibrating endpoints: maximizes usable stick travel


-Auto shut-down when signal is lost


-Simple setup: no complicated switches or wiring



Preço em média de U$ 80,00 no exterior.


Scorpion Commander 45A V2 ESC

Especificações


Weight (Without Connectors) ................. 41.5 gm (1.46 oz)


Max Continuous Current ..................................... 45 Amps


Operating Voltage Range ............................... 6 to 15 Volts


Max BEC Output ...................................... 4 Amps @ 5.0 V


On Resistance .............................................. 2.33 mOhms


Size ....................... 75 x 30 x 9 mm (2.95 x 1.18 x 0.35 in)



Preço em média de U$ 60,00 no exterior.


BEC - BATTERY ELIMINATOR CIRCUIT

o BEC é dispositivo que transforma a voltagem da bateria de 11.1v em 5v ou 6v para nutrir o receptor, o gyro os servos, que queimariam como uma tensão muito alta.

Quase todos os ESC´s do mercado tem um BEC integrado, fazendo os dois trabalhos, de redutor de voltagem e de controlador de velocidade.

O problema surge quando você monta no heli servos digitais que drenam muita corrente da bateria, pois em regra o BEC integrado ao ESC suporta apenas 2A de corrente máxima.

O resultado é que o ESC, por causa do BEC sobrecarregado, esquenta demais e corta a corrente, por segurança, para não queimar.

Assim, se for usar servos digitais, ou mesmo de força, o aconselhável é desabilitar o BEC do ESC e instalar um BEC externo, com mais capacidade, tipo de 4A ou 5A.

Essa é a foto de um BEC externo de 4A da hyperion:


Para desabilitar o BEC do ESC, basta inutilizar o fio vermelho do ESC que está ligado no canal throttle do receptor. É possível cortar o fio vermemlho com um estilete e isolar com fita isolante.

Para funcionar, tem soldar o ESC e os fios do BEC externo ao mesmo tempo no conector DEAN macho que será ligado à bateria.

O modelo de BEC ideal para os helis da classe 450 é um de 4A, que trabalha a 5V. No brasil, fácil, tem na loja on-line da Big Field um hiperion de 4A, mas custa um pouco caro (R$ 100), procure no menu por "controlador de voltagem". Se comprar do exterior, tem muitas opções e bem mais baratas (até por U$ 5), com frete e imposto e tempo, fica caro tb.

FONTE:www.superhelis.com.br

Boa Sorte!!!!!
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