Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

nautimodelismo no Brasil e no mundo

Ir para baixo

nautimodelismo no Brasil e no mundo Empty nautimodelismo no Brasil e no mundo

Mensagem por cineas Sex 22 maio - 23:17:00

Sem dúvida alguma o nauti foi o Primeiro dos modelismos que o mundo conheceu. Os Egípcios já o fazia a mais de 4.000 anos atras, prova disto são as fotos feitas no Museu Britânico de Londres na secção de Egiptologia. Muito antes de inventarem a roda, a humanidade já viajava em barcos, talvez por essa razão ele apareceu antes do que todos. Os Fenícios os Gregos os Romanos todos tinham a mania de fazer miniaturas de barcos, alguns historiadores menos avisados alegam ser coisa para ser usada em rituais religiosos, mas nunca provaram isso, mesmo porque o único deus das águas era Neptuno e como ele sabia nadar e mergulhar não precisava de barcoalgum para ir onde quisesse.

Os outros deuses eram todos voadores, com que voavam só deuses sabem ,e como não fizeram modelos de suas máquinas maravilhosas o mundo atual ficou sem saber como. Na Idade média não se tem notícias sobre modelismo naval, talvez fosse contra a igreja, tendo em vista que eles só pensavam nisso.Na Renascença começou de novo, existe tanto na França como na Inglaterra modelos dessa época nos museus.É uma pena que Lisboa tenha sofrido com um terremoto seguido de incêndio no fim do século 18 e foi totalmente destruída , caso contrário sem dúvida teríamos os modelos do tempo das grandes navegações.

O museu da marinha de Portugal - anexo ao convento dos Gerónimos- está entre os melhores do mundo. Porque então não estariam lá as naus e caravelas que mudaram a história do mundo.Atualmente os europeus são os maiores colecionadores e construtores de modelos navais, e os países que se destacam são: Inglaterra, França, Holanda e de maneira mais tímida a Alemanha. Os Estados Unidos tem boas coisas mas não dá para se comparar aos europeus. E o Brasil como fica nisso? O nautimodelismo no Brasil é bem tímido, e sempre foi. Quem pode ser considerado o primeiro nautimodelista do Brasil e que se tem notícias e documentos é Hely Bricio do Valle.

Aqui vão alguns dados que provam isso. Em 1937 o Bricio (como é conhecido pelos colegas) ganhou de seu professor de matemática de nome João Avelino Sidov seu primeiro modelo de barco. Com esse presente ele pegou gosto pela atividade e se tornou um modelista semi-profissional, em 1945 construiu 21 modelos do veleiro "Snipe" por encomenda do Dr. Pimentel Duarte. Como modelista que era, já faleceu, começou a fazer maquetes sempre com coisas de marinha, chegou a fazer a maquete dos Estaleiros EMAQ. Tudo isso no Rio de Janeiro , e já eram os anos 50,e por lá continuou. Em 1953 Leopoldo Geyer encomendou ao Brício o modelo do veleiro Cayru e com réplicas deste, começou de fato a prática do modelismo no Rio de Janeiro.

Nos mesmos anos 50 Edmar Mammini começava em São Paulo a construção de modelos para uso próprio, mas não veleiros, barcos em escala com tração a motor elétrico tocados a baterias de motocicletas modificadas. Soltava os barcos no Parque da Água Branca, com a inauguração do Parque do Ibirapuera em 1954, passou a usar os lagos do parque para a prática do modelismo. Em 1962 o Sr. Leopoldo Antunes Maciel montou a firma "Modelos Navais" no Rio de Janeiro, não sei se existe ainda hoje, mas foi a primeira firma a se dedicar ao nauti no Brasil.

Nessa mesma época em São Paulo o Sr. Felice Cavalli que era dono da firma Mobral-Modelismo do Brasil, também começou e se interessar por nauti, e pediu ao Sr. Jorge Alfredo Nogueira de Lima, este maquetista, para construir 6 lanchas com motores elétricos para vender em sua loja, pode-se dizer que essa foi a primeira atividade nautimodelistica de São Paulo de cunho comercial. Em 1964 o Governador Carlos Lacerda ao reformar o parque do Flamengo, também no Rio, por pedido e insistência do Brício constrói o primeiro tanque de modelismo naval das Américas, foi inaugurado em abril de 1965 e está lá até hoje, só que desvirtuado, já se reformou duas vezes, virou quadra de Futebol de Salão, voltou a ser tanque de modelismo, enfim coisas bem cariocas, ou seja nunca se sabe no que vai dar.

A final de contas o que representa o modelismo com relação ao futebol em nosso país? Durante o período de estado de exceção o Almirante Dantas Torres incentivava sobremaneira o nautimodelismo no Rio de Janeiro, tendo chegado a fazer mais de 200 regatas de modelos no tanque durante sua gestão como comandante do 1º Distrito naval. Em 1969 com sua transferência para a reserva o outro almirante que assumiu não deu continuidade ao nauti e tudo acabou indo pró beleléu no Rio de Janeiro, ate que em 1985 o Sr. Alvanir Bezerra de Carvalho fundou um novo clube e tudo recomeçou.

Em setembro de 1967 Edmar Mammini ,Felice Cavalli, Antonio Naldoni, Walter Nutini e mais outros 10 descendentes de italianos e um francês de nome Jean Voëlin fundaram o "Clube de Nautimodelistas de São Paulo" e este durou 30 anos, acabou se fundindo com a Associação de Veleiros Rádio Controlados e surgiu a APN, Associação de Nautimodelistas de São Paulo. No mesmo período dos militares o Sr. Edmar Mammini que era um deles na época, convence o então prefeito da cidade o Cel. Faria Lima, a fazer o mesmo em São Paulo, dai, os Srs. Antonio Naldoni e Walter Nutini trabalham no mesmo sentido para fazer as pista para U-control dos aeromodelos e assim nasceu o Modelódromo de São Paulo em 1968 e que foi reinaugurado em 1969 por Paulo Maluf. Esse foi o maior incentivo ao modelismo que São Paulo conheceu.

A atividade nautimodelística alcançou seu auge em São Paulo entre 1970 e 1973 chegando a se ter mais de 40 modelos a participar de regatas no tanque do Modelódromo. O grande incetivador foi o Sr. Salvatore Longobardi- conhecido como o Tóti pelos colegas, infelizmente faleceu nessa época. O nauti continua encantado muita gente porém vem diminuindo os praticantes, e isso está acontecendo em outras modalidades de modelismo, com exceção do plastimodelismo, é o único que tem crescido ultimamente.
cineas
cineas
Admin

Mensagens : 1633
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 57

https://cineastv.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

nautimodelismo no Brasil e no mundo Empty motor a vapor

Mensagem por cineas Sex 22 maio - 23:20:06

nautimodelismo no Brasil e no mundo Novach11


Ou vapor vivo - em português - é o nome genérico que se dá a um tipo de modelismo pouco difundido tanto no Brasil como no mundo. Esse tipo de modelismo é principalmente dos países de língua Inglesa, e de uma maneira menos expressiva na França, onde também se encontram adeptos. Depois do nautimodelismo, que tem 5 ou 6 mil anos, vem o Live Steam , que teve seu inicio no século XVIII ,juntamente com o desenvolvimento da máquina a vapor ,por James Watt, Stevenson, Trevetik ,Fulton e outros menos expressivos. O modelismo a vapor se divide em dois ramos distintos, 1º máquinas fixas, 2º Máquinas móveis. As máquinas fixas como o próprio nome diz, não saem do lugar quando funcionam, e são usadas principalmente para acionar fábricas, usinas elétricas, e tantas outras finalidades mas sem sair de onde estão.


As máquinas móveis são as que se locomovem por força própria, como as Locomotivas, os Locomóveis, os Motores Navais, Guinchos, Bombas de Incêndio, Caminhões e enfim muitos veículos automotores dos séculos XIX e XX. Vale lembrar que os modelos são réplicas do que existiu ou ainda existe, portanto como no século XIX tudo era tocado a vapor , em geral ,esse modelismo se reporta a peças daquela época, ou quando muito até a metade do século XX.
No Brasil são poucos os aficionados, a ponto de ser possível inumera-los, entretanto, o pouco que existe é material de primeira linha, tendo um brasileiro (eu próprio) introduzido na Europa modelos de caldeiras de qualidades nunca vista, e além do mais fui o introdutor do queimador de gás cerâmico em modelismo, coisa desconhecida mesmo pelos ingleses que são a expressão máxima desse modelismo.


O modelismo a vapor é conhecido também pela palavra inglesa "Engineering" que quer dizer duas coisas ao mesmo tempo, -maquinista- do inglês "engine" e ainda engenharia de máquinas, mas quando dizem isso se referem sempre aos modelos e nunca as máquinas verdadeiras. Engineering é sempre referido a pessoa que faz a máquina, a caldeira enfim ao construtor do modelo, e Live Steam a modalidade da máquina. Máquinas existem muitas que não são a vapor, mas a gasolina, elétrica e etc. No mundo existem atualmente poucas firmas que se dedicam a fazer máquinas a vapor prontas para venda, para ser bem preciso cinco apenas, e são :Stuart Models,Cheddar Models, da Inglaterra; Fulgurex ,da Suiça; máquinas de excelente qualidade; Märklin da Alemanha; e Saito ,do Japão; são máquinas que deixam muito a desejar, mais ou menos um brinquedo e não um modelo.

Existem ainda firmas que se dedicam a fazer e vender as peças fundidas para se usinar, e ainda materiais e "fittings" para maquinas a vapor de qualquer tipo; são Stuart Models , Reeves e Black Gattes na Inglaterra; e Steam na França; se existem outras não são de nosso conhecimento. Esse tipo de modelismo requer alguns requisitos, sem os quais não é possível pratica-los, a saber: espaço físico, não dá para se praticar em apartamento, é necessário casa com quintal ou então um sítio ou chácara; habilidade manual acima do normal; conseguir operar tornos mecânicos e fresadoras e se possível outras máquinas operatrizes; disponibilidade de tempo e dinheiro do grosso. Uma oficina ara esse tipo de hobby custa mais caro que um carro novo , ou melhor, cerca de 30.000 US$.


As peças prontas custam verdadeiras fortunas, uma locomotiva do tipo "General"cerca de 10.000 US$, um locomóvel "Allchin" cerca de 15.000 US $, um conjunto naval com caldeira e motor de dois cilindros e periféricos custa de 8 a 10 mil US$. Quem quiser entrar para o mundo maravilhoso e caro do Live Steam , tem que saber inglês fluente, dado que só nessa língua se encontra artigos que prestem, e conhecer medidas inglesas dado que todos os desenhos, porcas parafusos e demais roscas estão em BA (British Association) ou ME ( Model Engineer) e não tem similar no mundo, só lá na velha Albion. Só tem um jeito, ir lá buscar as coisas, aqui não se encontra nada, a menos que se faça tudo como é o meu caso.
cineas
cineas
Admin

Mensagens : 1633
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 57

https://cineastv.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos