Ugly Stick - o aeromodelo mais construido no mundo ! Planta gratis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ugly Stick - o aeromodelo mais construido no mundo ! Planta gratis

Mensagem por cineas em Qua 26 Maio - 8:49:08

Ugly Stick - o aeromodelo mais construido no mundo ! Planta gratis

Super Stunts – Das Ugly Stik
O Super Stunts da Radar é uma versão atual, reengenheirada, mais leve, mas com o jeitão agradável do famoso e venerável Das Ugly Stik, projeto do não menos famoso Mr. Phil Kraft, cuja planta foi originalmente publicada na edição Maio-Junho da revista Radio Control and Model Aircraft World em 1966.


Cópia da capa da revista Radio Control and Model Aircraft World de maio-junho de 1966 onde foi publicado o artigo para construção do Ugly Stik de Phil Kraft


Para conhecimento dos aeromodelistas do século XXI, Phil Kraft foi um fabricante de equipamentos de rádio controle. Kraft foi o pioneiro no projeto e desenvolvimento do rádio controle
proporcional.

Os primeiros rádios proporcionais não eram computadorizados e não possuiam dual rate, exponencial e aileron diferencial.

Um rádio controle proporcional é aquele que permite que a posição da superfície de controle, no aeromodelo, seja proporcional a posição do stick do rádio transmissor.
Os servos produzidos por Kraft tinham atuação linear, ou seja, não possuiam os horns rotativos como os dos servos atuais. Todavia os horns de controle giravam ao redor do eixo de controle. Assim, esta geometria propiciava um efeito exponencial, pois a deflexão do controle rotativo aumentava, progressivamente mais rápido, a partir do ponto neutro para o final do que o movimento linear do servo.



Como apenas um servo era utilizado para movimentar os ailerons, instalado no centro da asa, o acionamento era realizado por meio de um balancim (bellcrank) de 90 graus em cada lado. Em versões posteriores do Stick, com o uso de um balancim de 60 graus, conseguia-se o efeito diferencial não linear, ou seja, aileron diferencial.
Kraft tinha em mente que o aeromodelo que usaria para teste de seus rádios deveria ser simples, de fácil operação e efetivo em vôo, o que acabou por transformá-lo em um avião versátil, que funciona como treinador básico, avião esporte intermediário e treinador acrobático. Para tanto, basta realizar pequenas alterações na motorização e na deflexão das superfícies móveis de comando.
Transcrevo na íntegra um parágrafo da já mencionada revista, a este respeito:

<BLOCKQUOTE>
The original concept of the Ugly Stik was to design a radio controlled aircraft which could be built in an absolute minimum of time. Its purpose was towards a flying test bed for new proportional control developments and an all around shop airplane which could be used as a loaner for visiting flyers, testing repaired equipment, and any use which required an airplane which could be considered as expendable.”</BLOCKQUOTE>
Sobre o nome que o avião recebeu, no mesmo artigo Phil Kraft comenta:
<BLOCKQUOTE>
“I am not sure who first applied the name Ugly Stik to the design, but whoever it was certainly applied a descriptive name. Wherever it was flown, I was subjected to a great deal of kidding about finally having developed an airplane even uglier than the Kwik-Fli. There were also a great many requests for the plans, particularly among newcomers to radio control who wished for an easy-to-fly, rugged, expendable airplane to learn on-which this surely is.
There was in the early square design something of a World War I type aircraft. As a joke with assorted scribbling on the plans, we came up with a design vaguely reminiscent of a Fokker-Eindecker. The results were perhaps no less ugly, but did tend to produce a design with a certain amount of charm and appeal.”
</BLOCKQUOTE>

Phil Kraft foi Campeão do quinto Mundial de F3A realizado em Ajaccio – Corsica, 1967, voando um Kwick-Fli 3, motor Enya 60 e rádio Kraft. No sexto Mundial, em Bremen – West Germany, 1969, ficou na segunda posição, também voando um Kwick-Fli 3, motor Enya 60 e rádio Kraft. Em 1971, no sétimo World Aerobatic Championships, realizado em Doylestown – USA, Phil terminou na terceira posição, voando um Fire-Fli com motor Webra 61 e rádio Kraft.
Kraft faleceu em 9 de abril de 2006 e suas contribuições são memoráveis e muito significativas para o desenvolvimento do aeromodelismo rádio controlado. E como todo expoente do vôo acrobático de precisão, tem um título de Campeão Mundial.

Radar (The World Models) Super Stunts

O modelo Radar (The World Models) Super Stunts do Daniel sofreu duas conversões: a primeira foi a alteração da configuração do trem de pouso triciclo para convencional e, a segunda, foi a instalação de motorização elétrica.


Super Stunts convertido para motor elétrico e trem de pouso convencional.


Motor elétrico AXI 4120-18 aciona o Super Stunts convertido.
Particularmente eu considero o Stunts um avião esporte que permite a realização de vôos muito agradáveis e que ainda pode ser utilizado como um primeiro avião, com a função de treinador.


Fun-to-fly o Super Stunts em uma calma tarde de terça-feira no Aerocircus.


Super Stunts da Radar voando de dorso, tão bem comportado e relaxante quanto em vôo normal.

Naturalmente que não há nenhum pioneirismo em converter o Stunts de glow para elétrico, mas o avião é muito leve, muito fácil de ser alterado e proporciona vôos muito agradáveis.



planta aqui : http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://freercplans.com/data/media/42/Das_Ugly_Stick.jpg&imgrefurl=http://freercplans.com/img-das-ugly-stick-9989.htm%3Fsessionid%3D62dc124b363506f472bf190dcfed97fa&usg=__vZbSgXDXf2xWldcCbYNNj9x2gv8=&h=1156&w=1599&sz=223&hl=pt-BR&start=4&itbs=1&tbnid=g5IbtYTcqB-15M:&tbnh=108&tbnw=150&prev=/images%3Fq%3Dplanta%2Bdo%2Bugly%2Bstick%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1











avatar
cineas
Admin

Mensagens : 1633
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 51

Ver perfil do usuário http://cineastv.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ugly Stick - o aeromodelo mais construido no mundo ! Planta gratis

Mensagem por alex casarin em Seg 30 Set - 0:03:26

ola amigo como faço pra baixa a planta ugly stick asa alta

alex casarin

Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/09/2013
Localização : casarin

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ugly Stick - o aeromodelo mais construido no mundo ! Planta gratis

Mensagem por cesarfilho em Sex 7 Mar - 12:25:10

Olá Cineas,

estava olhando a planta no site que você postou e ela não tem esses encaixes que tem nos moldes que vocês mostra na imagem.

Esses encaixes foi você quem fez ou devo esta olhando a planta errada?

Muito obrigado.

Atenciosamente,
Cesar Barros

cesarfilho

Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/03/2014
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ugly Stick - o aeromodelo mais construido no mundo ! Planta gratis

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum