Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fixo - Culpado ou inocente

Ir em baixo

Fixo - Culpado ou inocente Empty Fixo - Culpado ou inocente

Mensagem por cineas em Seg 20 Abr - 12:22:24

Culpado ou inocente?

Mais e mais acidentes ! A cada dia que passa.

E agora ?

Raro o fim de semana que não se ouve falar numa "lenha" de aeromodelo nas pistas espalhadas pelo Brasil.

Enquanto os danos materiais apenas são contabilizados, complicado fica mesmo quando há danos pessoais, e na pior das hipóteses até morte de alguém.

Se fossemos fazer uma "fria análise" das causas possíveis e prováveis, acredito seria necessário escrever um livro sobre o assunto, com páginas intermináveis. Mas sem dúvidas, alguns enunciados e ou conceitos, regras fundamentais de segurança e prevenção não estão sendo observados. Por falta de conhecimento, negligência e até bom senso. Sinto muito, mas nesse caso tem-se que ser um pouco duro e inflexível.

E, quem é o CULPADO ou INOCENTE ?

Não é tão difícil responder, acredito. Senão vejamos:

Quantos de nós fazem INSPEÇÃO DO AVIÃO ANTES DE CADA VÔO ? Estou falando de CADA VÔO e não de uma tarde de vôos contínuos. E se é feito, quais os ítens checados ? Essa é a PRIMEIRA REGRA em qualquer escola de aviação. Piloto nenhum faz qualquer tipo de vôo sem verificar detalhadamente as condições de vôo, comandos, links, nível de combustível, cabos diversos, cabos de velas, possíveis fadigas de estruturas, conjunto de rodas, motor, filtros, instrumentos, etc...etc. E esse etc...vai depender de cada avião e complexidade do modelo. Isso tudo combinado ainda com cheque de área de taxiamento, cheque de instrumentos ( no vôo full scale ), pré-decolagem sem esquecer de nenhum ítem de segurança dentro do princípio da aviação. Não devemos nos esquecer que aeromodelo nada mais é do que um avião miniaturizado, mas capaz de matar como qualquer outro. Talvez o fato de o piloto não estar se arriscando diretamente, leve à algumas leviandades. Se fosse o contrário, o cuidado seria muito maior, sem dúvidas.

Aeromodelo não tem "caixa preta", mas preta pode ficar a situação em caso de crash, principalmente se acontecer o azar de acertar alguém ou algum patrimônio maior de terceiros.

São tantos os ítens responsáveis pelo vôo bem sucedido que nenhum pode ficar sem a devida atenção.

Baterias de transmissores e receptores tem que estarem em boas condições, bem carregadas, sem vazamentos, observando o estado dos cabos de alimentação. Os conectores não devem apresentar nenhum tipo de oxidação. Após a carga de praxe, devem ser realizados testes específicos com aparelhos especiais chamados EXPAND VOLT METER.

De tempos em tempos devem ser também checadas uma a uma, operação realizada com o mesmo aparelho.

Uma célula com defeito, normalmente não tem a mesma carga e capacidade que as demais. Essa por sua vez poderá drenar ràpidamente e comprometer todo o pack, em conseqüência reduzir substancialmente o alcance do rádio. O que é pior, SER RESPONSÁVEL PELA PERDA TOTAL DO COMANDO SOBRE O AVIÂO, que aleatóriamente assumirá uma atitude de vôo incopatível também em direção. O acidente acontecerá fatalmente, com maiores ou menores danos. Normalmente nesses casos de proporções graves e incontroláveis , o que é pior, impagáveis !

Num caso assim, se acontecido com um principiante, sem experiência por falta de maiores informações, de quem é a culpa ?? E no caso de um piloto experiente ?

Eu diria que no primeiro caso, parte dele mesmo e boa parte de quem disponibilizou o equipamento sem dar maiores esclarecimentos, treinamento ou no mínimo não se preocupou com o que poderia acontecer. Seria o mesmo que vender uma arma de fogo para alguém que nunca viu nada parecido !

Eu sei que haverá muita contestação em relação à essa minha afirmação, com muito argumento válido que aliás aceito, pois afinal nem todos procedem assim. Mas que tem muito lojista não observando o princípio da instrução básica ao principiante, isso tem. Pior, tem muito aventureiro abrindo "revendas e assistência técnica" sem as menores condições. Isso também tem.

Quantas frustrações já vi acontecerem por tentativas mal sucedidas de vôos por manicacas , lenhas desde as mais simples até as mais graves. Ao argumentar alguma possível causa, a resposta é sempre a mesma: " Pô comprei esse avião completo, e ninguém me falou que poderia acontecer isso...ou aquilo. Não sabia ! " Aí já é tarde e não adianta " chorar leite derramado! "

No segundo caso, absoluta falta de cuidado, manutenção ou negligência. Quem sabe até excesso de confiança, ferindo os princípios da boa aviação !

Vamos lembrar uma simples frase e ditado:

ACROBACIA A BAIXA ALTURA. CAMINHO CERTO PARA A SEPULTURA!

Eu diria no aeromodelismo:

EQUIPAMENTO OU AVIÃO SEM MANUTENÇÃO, OU VOAR COM FALTA DE CUIDADO - VOCÊ É CANDIDATO EM POTENCIAL A SAIR OU SER "LENHADO"!

De que adianta habilitação de piloto RC, seguros, um monte de exigências, se tudo não é oficialmente exigido, e mesmo que fosse, ainda tem gente que no mínimo fere os mais elementares princípios para um vôo seguro. Por mais habilidade que tenha. Sei que haverá contestação, mas eu já vi gente fazendo torque roll a baixíssima altura com avião de escala superior a 33%, equipado com motor potentíssimo, e uma pessoa deitada exatamente sob a cauda para fazer fotografias. Nada contra, afinal o risco é de cada um, mas me pergunto: E se dá o "azar" de ter uma pane eletrônica, mecânica e esse avião despencar em cima dessa pessoa ? A culpa será do nosso fotógrafo, do piloto que permitiu tal coisa, de ambos, ou do clube onde o evento se deu ????? No mínimo isso é brincar com a sorte !

O que dizer de pilotos que fazem shows de acrobacia RC em cima de pessoas aglomeradas para assistir uma corrida de carros ? No mínimo um local totalmente contra-indicado, sem falar no alto risco. Outros que para mostrarem "sua perícia" passam a pouquíssimos metros de espectadores aglomerados debaixo de pavilhão em campos de futebol, de dorso ou fazendo rolls com aviões dos mais variados portes.

O que dizer também daqueles que inadvertidamente entram numa pista para buscar um avião que aterrissou mal e ao mesmo tempo alguém resolve dar um rasante...

Todos esses "filmes" eu já vi ao vivo. É de arrepiar... Até quando vamos ver essas coisas acontecerem ? Até que as autoridades resolvam tomar atitudes enérgicas ao ponto de até proibirem o aeromodelismo, por acabar sendo considerado um esporte perigoso e de altíssimo risco.

Eu mesmo já passei por muitas situações perigosas...a cada uma delas ficou uma lição. Pelo menos um sentimento de que essa foi "por pouco" ! Será que na próxima terei a mesma sorte ?

Complicado isso, como já disse.

Finalmente, quero acreditar que está na hora de "colocarmos nossas barbas de môlho" e pensarmos um pouco melhor a respeito de tudo isso. No mínimo, deveremos conscientemente nos auto-disciplinarmos afim de evitar o pior !

Não gostaria mesmo de ter que procurar saber se alguém é CULPADO OU INOCENTE!
cineas
cineas
Admin

https://cineastv.forumeiros.com

Permissão deste fórum: