Esquadrão Pelicano
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Esquadrão Pelicano
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“…os pelicanos quando não encontram alimento para seus filhotes, rasgam o próprio peito e oferecem sua carne e seu sangue para que eles se alimentem…”
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As Aeronaves
Entre as suas atribuições também estão as chamadas operações especiais: infiltração e exfiltração de tropas especiais, Controle Aéreo Avançado (Forward Air Control – FAC), ataque e Combate SAR com os helicópteros Bell UH-1H (designado H-1H a partir de 2006) “Sapão” armados com metralhadoras e lançadores de foguetes.
Em mais de 50 anos de existência, o esquadrão realizou incontáveis missões de resgate de aeronaves civis e militares, navios e embarcações, bem como missões de apoio a população civil, seja através de missões de socorro, remoção de emergência, apoio em catástrofes naturais ou campanhas sociais pelo Brasil afora.
Criado em 06 de dezembro de 1957, o 2º/10º GAv operava inicialmente na Base Aérea de São Paulo, sendo transferido em 1972 para a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Em 20 de outubro de 1980, foi transferido para a Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, sua atual sede. A transferência para Campo Grande teve, dentre outros aspectos, um caráter geográfico, visando um ponto mais central do país. Assim, o esquadrão pode “cobrir” melhor as grandes dimensões territoriais do Brasil.
Desde a sua criação o esquadrão Pelicano esteve envolvido em praticamente todos os grandes sinistros aeronáuticos ocorridos no Brasil e no apoio às vítimas de eventos naturais. Pode-se destacar o busca pelo C-47 da FAB em 1967, o apoio às vítimas do terremoto no Perú na década de 1970, a localização da aeronave Boeing 737-200 da Varig em 1989, a remoção das vítimas do acidente com o Boeing 737-800 da Empresa Gol ocorrido em 2006 e muitos outros. Casos de resgates em alto mar são menos frequentes, mas também preenchem o currículo do esquadrão, como o do resgate de um tripulante de um caiaque à deriva em alto-mar depois de 8 dias!
O esquadrão começou suas atividades empregando aeronaves anfíbias Grumman Albatroz e helicópteros S-55. Em 1970 os S-55 foram substituídos pelos SH-1D e os Albatroz (ver foto abaixo), que voaram até 1981, pelos EMB-110 Bandeirantes especializado em operações SAR (SC-95B). Por um breve período durante a transição foram empregados os EMB-111 Bandeirulha.
Em abril de 2009 o esquadrão recebeu seu primeiro CASA/EADS C-105 “Amazonas” (FAB-2810). Essa aeronave é considerada como um modelo de transição, pois conta com apenas uma parte do equipamento SAR que será utilizado pela Unidade.
Agradecimentos :
Força Aérea Brasileira
http://www.fab.mil.br
“…os pelicanos quando não encontram alimento para seus filhotes, rasgam o próprio peito e oferecem sua carne e seu sangue para que eles se alimentem…”
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2º/10º GAv - Esquadrão Pelicano
O Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAv) - Esquadrão Pelicano é a única Unidade da Força Aérea Brasileira dedicada exclusivamente a realizar missões de Busca e Salvamento (Search and Rescue - SAR), sendo um dos mais tradicionais e importantes esquadrões da FAB. Em seus 45 anos de existência, realizou incontáveis missões de resgate de aeronaves civis e militares, navios e embarcações, bem como missões de apoio a população civil, seja através de missões de socorro, remoção de emergência, apoio em catástrofes naturais ou campanhas sociais pelo Brasil afora. O 2º/10º GAv foi criado em 06 de dezembro de 1957, operando inicialmente na Base Aérea de São Paulo, sendo transferido em 1972 para a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Em 20 de outubro de 1980, foi transferido para a Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, sua atual sede. A incumbência principal do Esquadrão Pelicano é executar as missões especializadas de Busca e Salvamento em âmbito nacional, mantendo permanentemente uma aeronave e um helicóptero em alerta para decolagem em poucos minutos, equipados para atender a qualquer situação de emergência, seja na terra ou no mar. Entre as suas atribuições também estão as chamadas "Operações Especiais": infiltração e exfiltração de Tropas Especiais, Controle Aéreo Avançado (Forward Air Control - FAC), ataque ar-solo e Combate SAR com os helicópteros Bell Iroquois (conhecidos como "sapão") armados com metralhadoras e lançadores de foguetes. Em 2006 a FAB alterou a designação de todos os seus helicópteros, retirando a letras C e U do nome, dessa forma, o Bell UH-1H passou a ser Bell H-1H Iroquois. No dia 03 de abril de 2009, pousou na Base Aérea de Campo Grande o primeiro CASA/EADS C-105 Amazonas do Esquadrão Pelicano. Matriculado FAB-2810, essa aeronave é considerada como um modelo de transição, pois conta com apenas uma parte do equipamento SAR que será utilizado pela Unidade. Para cumprir as suas missões, o FAB-2810 está equipado com uma plataforma removível com os dois assentos dos observadores e um armário de equipamentos, além das bolhas para observação nas laterais da fuselagem. No restante, é igual aos C-105A dos Esquadrões Arara e Onça. O lema do Esquadrão Pelicano é: "Para que outros possam viver!" |
As Aeronaves
Entre as suas atribuições também estão as chamadas operações especiais: infiltração e exfiltração de tropas especiais, Controle Aéreo Avançado (Forward Air Control – FAC), ataque e Combate SAR com os helicópteros Bell UH-1H (designado H-1H a partir de 2006) “Sapão” armados com metralhadoras e lançadores de foguetes.
Em mais de 50 anos de existência, o esquadrão realizou incontáveis missões de resgate de aeronaves civis e militares, navios e embarcações, bem como missões de apoio a população civil, seja através de missões de socorro, remoção de emergência, apoio em catástrofes naturais ou campanhas sociais pelo Brasil afora.
Criado em 06 de dezembro de 1957, o 2º/10º GAv operava inicialmente na Base Aérea de São Paulo, sendo transferido em 1972 para a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Em 20 de outubro de 1980, foi transferido para a Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, sua atual sede. A transferência para Campo Grande teve, dentre outros aspectos, um caráter geográfico, visando um ponto mais central do país. Assim, o esquadrão pode “cobrir” melhor as grandes dimensões territoriais do Brasil.
Desde a sua criação o esquadrão Pelicano esteve envolvido em praticamente todos os grandes sinistros aeronáuticos ocorridos no Brasil e no apoio às vítimas de eventos naturais. Pode-se destacar o busca pelo C-47 da FAB em 1967, o apoio às vítimas do terremoto no Perú na década de 1970, a localização da aeronave Boeing 737-200 da Varig em 1989, a remoção das vítimas do acidente com o Boeing 737-800 da Empresa Gol ocorrido em 2006 e muitos outros. Casos de resgates em alto mar são menos frequentes, mas também preenchem o currículo do esquadrão, como o do resgate de um tripulante de um caiaque à deriva em alto-mar depois de 8 dias!
O esquadrão começou suas atividades empregando aeronaves anfíbias Grumman Albatroz e helicópteros S-55. Em 1970 os S-55 foram substituídos pelos SH-1D e os Albatroz (ver foto abaixo), que voaram até 1981, pelos EMB-110 Bandeirantes especializado em operações SAR (SC-95B). Por um breve período durante a transição foram empregados os EMB-111 Bandeirulha.
Em abril de 2009 o esquadrão recebeu seu primeiro CASA/EADS C-105 “Amazonas” (FAB-2810). Essa aeronave é considerada como um modelo de transição, pois conta com apenas uma parte do equipamento SAR que será utilizado pela Unidade.
Agradecimentos :
Força Aérea Brasileira
http://www.fab.mil.br
Re: Esquadrão Pelicano
tenho uma prima minha que faz parte desse esquadrão o nome dela e bruna
vo posta a for blza
ate mas e um abraço
vo posta a for blza
ate mas e um abraço
aerolouco- Mensagens : 44
Data de inscrição : 25/06/2009
Idade : 36
Localização : fortaleza CE
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