[Lista] - Acrobática (Aeromodelismo)
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[Lista] - Acrobática (Aeromodelismo)
[Lista] Acrobática (AeroModelismo)
FACA
FACA
Com
o motor a toda potência, puxe os comandos do leme e aileron em sentidos
opostos. Vá aplicando leme até o avião ficar nivelado. Obs:Alguns
modelos, necessitam de todo o comando de leme.
LOOPING
Faça
um vôo alinhado em baixa altitude e com toda a potência do motor.
Comece a cabrar lentamente até o aeromodelo transcrever um meio círculo e
o ficar de dorso. Depois disso, reduza um pouco a potência ( meio motor
ou menos) mas continue cabrando até o aeromodelo terminar de traçar o
círculo. A saída do looping deve ser na mesma altitude em que foi
iniciado.
LOOPING DE DORSO
Estelooping requer somente mais experiência com vôos de dorso e uma boa
velocidade. Comece picando o aeromodelo até ele transcrever meio
círculo, reduza o motor pela metade, continue picando até o aeromodelo
completar o looping. Obs: Veja se seu aeromodelo têm bom comando de
dorso, se não tiver aconselhamos não fazer esta manobra. Sempre termine
um looping na altura em que foi começado, a manobra fica muito mais
bonita.
LOOPING DE FACA
Coloque
o modelo em marcha média, com o leme todo defletido. Acelere tudo
segurando todo o comando de leme. Esta é uma manobra executada por
poucos aviões, e para tal, é necessário um motor muito forte, pois o
motor vai ter que segurar o modelo, "abaixar" a cauda, e fazer subir
praticamente sem embalo, ou seja, o modelo dever ter uma relação
peso/potência excelente.
LOOPING QUADRADO
OITO CUBANO
Oito
Cubano Inicie a manobra como no looping. Quando o modelo chegar ao
dorso, coloque-o em uma descida de 45º. Vire (ele estará de dorso, você
terá que nivelá-lo) e puxe para repetir a manobra.
ROLL
ROLL 4 TEMPOS
É
feito basicamente aplicando o aileron e parando em quatro pontos de 90º
cada (posição de faca, dorso, posição de faca e nivelado).
STALL TURN
Chege até uma altura apos isso zere seu motor e use Lemê para um dos lados, apos ele fazer a manobra der motor.
Obs: se você sentir dificuldade fique acelerando e desacelerando em vez de zerar o motor
DORSO
Use aileron até seu modelo fazer uma volta de 180° (Meio giro) e após isso os comandos: Lemê, Profundor irão inverter.
HAMMERHEAD
Inicie
a manobra com toda a potência e vá cabrando até o modelo ficar na
vertical. Quando o modelo chegar no limite de subida, puxe todo o leme
para o lado desejado. Deixe o profundor centralizado e o aileron
levemente aplicado ao lado oposto do leme.
LOWCEVAK
Emuma passagem a baixa altura sobre a pista, cabre até o modelo chegar na
vertical. Quando a velocidade diminuir bastante, puxe todo o aileron
para a esquerda e assim que o roll se completar, (continue segurando o
aileron), puxe todo leme para a esquerda e pique tudo, ao mesmo tempo.
Na saída, não reduza a potência, pois seu aeromodelo pode estolar de asa
na manobra.
SNAP POSITIVO
Coloqueo modelo na vertical, quando ele for estolar, simuntaneamente, cabre
tudo, dê todo leme e aileron para o lado desejado (os 2 para o mesmo
lado) e deixe virar. Obs:Esta manobra exige um forte esforço da
estrutura e asa do aeromodelo, mas é uma das mais belas.
SNAP NEGATIVO
Como modelo nivelado em plena potência, "cruze" os comandos de leme e
aileron na subida (leme para a direita, tudo picado e aileron para a
esquerda).
CURVA INVERTIDA
Coloque o modelo de faca e pique para o avião fazer a curva invertida.CURVA EM ROLL
Iniciea manobra com um roll, pique e cabre conforme a posição do modelo para
que ele possa fazer a curva. Para fazer a manobra com mais precisão,
ajude com o leme.
AVALANCHE
Comece como no looping, e quando o modelo chegar de dorso, puxe todo o comando de aileron e leme para o lado desejado.PARAFUSO
Iniciea manobra como em um hamerhead, mas desta vez, puxe o comando do leme e
quando o modelo começar a inclinar a asa, simuntaneamente, corte o
motor, cabre tudo e dê todo o leme para a esquerda. Para sair, pique e
dê motor. Obs: Note que quase todos os modelos podem entrar em
parafusos, mas não são todos que conseguem sair deles, e acabam por vir
ao chão. Esta maneira que lhe ensinamos de fazer um parafuso é uma das
mais seguras.
PARAFUSO CHATO DE DORSO
Amaneira mais fácil de fazê-la é provocar um stall de dorso a uma grande
altitude, dar leme pra direita, aileron pra esquerda, profundor tudo
picado e um pouco de potência. Para sair, cabre tudo, dê toda a
potência, leme pra esquerda e aileron pra direita. Obs: Poucos aviões
conseguem executar esta manobra.
HOOVERING
Consisteem parar o modelo na vertical o maior tempo possível. Em uma passagem a
baixa altura com toda a potência, cabre até o modelo chegar na
vertical, quando o modelo parar, segure no leme e profundor. Obs:
Necessita um aeromodelo de acrobacia equipado com um motor de grande
potência, para que a manobra seja executada com perfeição.
TORQUE-ROLL
(Manobraque Quique Somenzini executa com grande precisão) Inicie uma puxada com
plena potência até o modelo chegar na vetical, depois disso, puxe todo
comando de aileron para a esquerda e segure até mo modelo parar. Feito
isso, desfaça o aileron e comece a bombear o motor. O modelo começara a
girar. Segure no prufundor e leme. Para fazer o modelo descer de ré,
comece a bombear, mas reduzindo mais o motor.
Creditos: http://acamg.blogspot.com/2007/06/algumas-manobras-de-aeromodelismo.html
Matheus Cavalcante- Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/07/2010
Localização : Fortaleza-CE
Re: [Lista] - Acrobática (Aeromodelismo)
Muito obrigado Matheus!
vou começar Praticar estas manobras no Simulador! XDDD
vou começar Praticar estas manobras no Simulador! XDDD
João Victor- Mensagens : 19
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 35
Localização : Fortaleza
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