Nome que carrega muita história, “Jolly Roger” ...

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Nome que carrega muita história, “Jolly Roger” ...

Mensagem por cineas em Qua 23 Mar - 12:53:54

Bom pessoal

Este topico é para apresentar um pouco da historia do tal JOLLY ROGERS.

Nome que carrega muita história, “Jolly Roger” é não só o nome, mas também o símbolo de um esquadrão da Marinha Americana, que carrega histórias e tradições das mais longevas na US Navy. Muitas histórias sobre o Jolly Roger tem sido contadas, e como toda boa lenda do mar, tem muitos fatos reais misturados com a ficção. Inicialmente Jolly Roger era o nome das bandeiras dos navios piratas. Três Esquadrões Aéreos Navais utilizaram o nome e a insígnia do Jolly Roger: VF-17/VF-5B/VF-61, VF-84 e o VF/VFA-103.


Bolacha comemorativa aos 60 anos do Jolly Roger, comemorado em 2003.

Origem do nome

Não se sabe ao certo a origem do nome "Jolly Roger". Uma teoria é que "Jolly Roger" viria da expressão jolie rouge, expressão em francês que significa "vermelho bonito". Outra teoria diz que a origem do nome provém de um grupo de piratas da Ásia, Ali Raja. Uma terceira teoria diz que "Roger" provém de "rogue", o que significaria "vagabundo vadio".

Cada capitão pirata tinha uma Jolly Roger diferente. Muitas vezes, as bandeiras podiam ter símbolos de morte ou destruição. O nome "Jolly Roger" pode ter tido a intenção de ser a alcunha do diabo, em inglês "Old Roger". Contudo, o nome foi afrancesado, "Jolie Rouge", ou seja "vermelho bonito". A Jolly Roger clássica é uma caveira com ossos cruzados, que queria dizer que o capitão queria a morte do marinheiro, os peritos supõem que esta seja a verdadeira aparência da Jolly Roger.

A palavra "Roger" atualmente possui diversos significados. Um deles é uma gíria para descrever ações-violentas ou confrontos vitais, normalmente de natureza-forte. Uma das características dos piratas era o tratamento brutal que davam aos prisioneiros.

Porém, historicamente, e quase que comprovadamente sabe-se, por estudos em pergaminhos de diversas procedências, como também pelos portulanos ou cartas de navegação assinadas pelos próprios membros da armadoria do que seria, a primeira unidade-militar da Royal Navy; que "Jolly Roger" foi o nome de uma nave de 16 canhões navais(oito em cada bordo), de aproximadamente 20 metros de popa a proa, 10 metros de bombordo a estibordo e 20 metros de calado. Que fazia parte da primeira esquadra da Inglaterra então existente, sob comando do então Almirante Francis Drake, quando esse corsário e Pirata inglês(segundo algumas fontes históricas, filho-bastardo da rainha Elizabeth I com o capitão da guarda); organizou a defesa da Inglaterra e a Royal Navy(até então inexistente), para defender a Inglaterra, contra a tentativa de invasão da terrível, temível e invencível até então Armada de Felipe II e seus aliados franceses. Sendo a "Jolly Roger", única baixa da esquadra do almirante inglês, e seus aliados piratas e corsários de diversas nacionalidades; na famosa estratégia e tática de operação em estratégia em "T"(letra "tê"), em que as diversas unidade-de-divisão-corsárias, perpendicularmente-colocadas(na horizontal do "T"), disparavam seus inúmeros canhões(em operação tática, por serem naves mais leves), contra o alvo espanhol-francês, na formatura vertical do "T", botando a pique as naves pesadas e fortemente armadas da "Invencível Armada", espanhola - francesa.



Jolly Roger de Francis Drake - Réplica em Londres

Devido às operações militares e estratégias do então comandante-em-chefe Francis Drake e seus aliados piratas e corsários, frente ao que iria a ser a Royal Navy, a Jolly Roger nas suas diversas configurações, passaram a representar o símbolo histórico para os confrontos-de-corso, ou seja, caças e destruições de inimigos da Inglaterra.

Outra vista da Jolly Roger de Francis Drake - Réplica em Londres

Origem do desenho

A versão mais adotada como oficial entre os historiadores sugere que a origem de tal bandeira tenha começado com um hábito que não era ligado aos piratas: o de colocar uma bandeira preta no mastro de navios que vinham com doenças em seu interior. Outra versão conta que a forma original era de uma bandeira preta com uma cruz branca. Lendas são muitas, porém nada é considerado conclusivo.



Seja como for, a intenção dos piratas era mesmo manter curiosos à distância, o que realmente aconteceu. Todos tomavam cuidado e mantinham-se afastados quando avistavam tal pavilhão içado no mastro de um navio. Entretanto, é muito discutida a hipótese de que os piratas (mais precisamente os bucaneiros) navegavam com uma bandeira de nação e não com a Jolly Roger, o que a faria não tão comum assim. Os bucaneiros usariam mais uma bandeira vermelha juntamente com uma da nação ao se aproximarem de um navio que queriam ver rendido. Significava que nenhuma misericórdia seria dada aos ocupantes da presa caso houvesse resistência, seu nome original era Joli Rouge, um termo que, após processo de corrupção característica dos idiomas, teria se tornado Jolly Roger em inglês e o fundo vermelho mudado para preto.

Há também a crença de que o termo teria vindo dos piratas orientais.Os chamados Chefes de Cannonnore eram piratas famosos e levavam ostensivamente o título de Ali Raja, que significa Rei do Mar. Um detalhe: eles também usavam a bandeira vermelha. Quanto ao surgimento, a controvérsia continua. Pelo menos uma fonte acadêmica afirma que o primeiro a usá-lo foi o pirata Bartholomeu Roberts, conhecido com Black Bart.



É claro que há quem prefira analisar as palavras já na língua original. Assim em 1724, teria surgido o hábito dos britânicos de se referirem ao demônio como Old Roger, sendo que Roger para eles era o mesmo que vagabundo. O nome em si nada mais era que uma corrupção do termo "rogue" (significando, entre outros termos, velhaco, embusteiro, tratante, enganador, mentiroso, pessoa malévola, elemento nocivo). Assim, seria aceitável que o nome fosse uma gíria para os errantes marítimos, que seriam, em inglês correto, jolly rogue.

Caveira e ossos

Analisando um pouco a simbologia da caveira com os ossos cruzados. Sabe-se que o símbolo já era usado por exércitos europeus pelo menos desde 1600, sendo que o primeiro uso dele numa bandeira data do começo de 1700, com um desenho provavelmente emprestado de algum lugar. A forma mais comum da figura é aquela que representa a caveira com os ossos cruzados, geralmente, abaixo da caveira, embora algumas vezes a caveira apareça sobreposta aos ossos. Alguns livros informam que as primeiras bandeiras piratas tinham o desenho anatômico completo), que segurava uma ampulheta numa mão e um arpão na outra, o que supostamente simbolizava que o tempo havia acabado e que, se a escolha da presa fosse lutar, seria morta no processo. A bandeira mais conhecida com este desenho foi uma que pertenceu ao pirata John Quelch.

A Jack (como ficou conhecida a bandeira entre os piratas) era uma parte importante da vida marinha: os navios ostentavam suas bandeiras nacionais quando se aproximavam de outras embarcações para afastar os inimigos e atrair os amigos. Muitos tiveram Jacks de batalha que eram erguidas como sinal de que estavam se aproximando para brigar. Imagina-se que os piratas hasteavam bandeiras nacionais ou de nações estrangeiros como maneira de se aproximarem de surpresa da presa, porém, quando conseguiam e preparavam-se para a abordagem, a nacional era então substituída pela Jolly Roger, para que a vítima soubesse que estava perdida e que não deviam esperar misericórdia dos bandidos. Para muitas fontes sobre o assunto, isto era mais um blefe do que verdade, pois os piratas confiavam muito em sua fama para intimidar suas presas e saqueá-las sem que oferecessem muita resistência.

Jacks Famosos


Sir Henry Morgan

Os ossos ou adagas cruzados podem ter sido inspirados pela bandeira do Reino Unido.
A bandeira que este corsário utilizava nada mais era que a bandeira nacional do Reino Unido, conhecida como Union Jack.




Henry Avery

Também conhecido como John Avary, Long Ben e Benjamin Bridgeman, este pirata ficou famoso famoso por ter usado uma caveira e ossos cruzados antes de qualquer coisa. A diferença do símbolo que conhecemos é que a caveira estava de lado, onde poderiam ser distinguidos uma bandana e um enorme brinco no lugar na orelha. Originalmente, a bandeira era Vermelha, depois foi alterada para preta. Há quem coloque em dúvida, se foi mesmo de John Avery quem começou sua utilização como símbolo em 1694.



Capitão Richard Worley

Essa Jolly Roger é umas das mais conhecidas pela cultura pop.
Também conhecido como Robert Worley, foi um pirata de carreira curta, embora sua contribuição para a evolução da bandeira pirata tenha sido grande. Ele começou sua vida pirata em 1718 e terminou-a em fevereiro do ano seguinte. Algumas fontes afirmam que sua bandeira, que mostra uma caveira de frente sobreposta aos ossos cruzados foi a primeira Jolly Roger desse tipo.



John Quelch

Supostamente a bandeira original.
Um pirata ousado ou tolo. Em 1703, Quelch embarcou num navio corsário. Porém, logo após deixar as docas, ele dominou o capitão em rumou para o Atlântico Sul por conta própria. Naquele lugar, se deparou com um navio português carregado de ouro e atacou-o, porém nem se preocupou de que a guerra era da Inglaterra com a Espanha, não Portugal. Como consequência, pouco após esse fato, foi levado para Maine, enforcado e enterrado entre as docas. Sua bandeira é também considerada a primeira Jolly Roger. Apesar do fato de, cronologicamente, a de Avery ter aparecido antes, essa é a que mostra o já citado desenho do corpo completo (e não um esqueleto) segurando uma ampulheta e um coração insanguentado e trespassado por um arpão. o desenho foi depois adotado por pelo menos outros dois piratas, o famoso Barba Negra e Batholomew Roberts.


Capitão Edward England

A bandeira de England é o modelo mais conhecido atualmente.
A bandeira deste pirata é uma das primeiras registradas que mostram uma caveira acima dos ossos cruzados. Algumas fontes afirmam que esta é única bandeira de tal tipo, porém sabe-se que muitas bandeiras piratas eram baseadas nos padrões de Worley ou mesmo no de England.


Jack "Malhado" Rackham

Apresenta uma variação da Jolly Roger de Edward England.
O companheiro das piratas Anne Bonny e Mary Read, Jack Rackham, era um pirata que se vestia de modo extravagante, por isso parecia óbvio que ele mesmo pensasse numa bandeira diferente, e assim foi. Ele desenvolveu para seus propósitos uma bandeira que consistia em uma caveira com sabres cruzados no lugar de ossos num fundo preto. Hollywood ressuscitou-o em dois filmes. A Ilha da Garganta Cortada e no primeiro Piratas do Caribe.


Stede Bonnet

Dizem que Bonnet entrou para a pirataria por causa de sua esposa resmungona. Era proprietário de terra, homem de família respeitado; e por muito tempo ficou indo e vindo da pirataria ao serviço como corsário, atuando pela costa da Carolina, até que foi finalmente condenado à forca. Sua bandeira era composta com um único osso logo abaixo, na horizontal; do lado direito havia uma adaga e do esquerdo, um coração. Muitos já brigaram para chegar a um consenso sobre o significado, mas o mais aceito é que a caveira dizia que ele era um pirata e o osso é o balanço de entre a vida (o coração) e a morte (a adaga).



Barba Negra

A bandeira do pirata mais conhecido pela mídia.
O famoso pirata passou muito de sua carreira como corsário atuante na Jamaica, até tomar alguns atos extremos, como invadir a cidade de Charleston para obter remédios para sua tripulação. Era considerado um matador sanguinário, que exterminava membros da tripulação apenas por esporte. Da mesma forma que muitas Jacks, a de barba negra era também um aviso: representava um esqueleto com chifres, mirando com seu arpão um coração, enquanto segura uma ampulheta.


Capitão Emanuel Wynne

Bandeira de Wynne.
Outra bandeira que é apontada como a legítima primeira Jolly Roger é a que pertenceu ao famoso pirata francês conhecido como Emanuel Wynne, o qual começou sua carreira nas Carolinas americanas por volta de 1700. Sua bandeira vermelha era vista na mesma época em que a de Quelch, com uma figura anatômica completa. é difícil imaginar homens vindos de diferentes portos com a mesma ideia ao mesmo tempo, sendo por este motivo que se considera que a caveira e os ossos cruzados datam de um período ainda anterior a este, e que a verdadeira primeira Jolly Roger se perdeu na história. A bandeira de Wynne lembra mesmo a de Worley, apresentando a caveira sobreposta aos ossos cruzados. A diferença é o acréscimo de uma ampulheta na parte de baixo, ressaltando a ideia de que "chega de discussão e vamos à ação".

Por que bandeiras?

Ainda que o objetivo original da bandeira pirata seja desconhecido, pensa-se que pode ter sido para provocar o medo às vítimas e motivar a uma rendição rápida. O simples vislumbramento da bandeira branca e preta provocava horror nas vítimas; contudo, a bandeira preta não era tão temida quanto a vermelha, pois esta bandeira queria dizer que não iria existir misericórdia durante a batalha.

A Jolly Roger na US NAVY

Durante a história da NAVY o símbolo Jolly Roger foi o símbolo de diversos esquadrões ao longo do tempo, inciando-se com a entrada em serviço do F4U Corsair (Corsário) no VF-17 e perdurando até os dias de hoje, nas caudas dos F/A-18F do VFA-103.

VF-17/VF-5B/VF-61, o nascimento do Jolly Roger


Tudo tem início em 1˚ de janeiro de 1943 em Norfolk. Às 08:00hs o Comandante Tom Blackburn leu as ordens que criavam o Esquadrão de Caça 17 (VF-17). 18 militares, sendo 10 de carreira e 08 alistados compunham a unidade. Ninguém mais, nenhum instrutor e nenhum avião.

Enquanto esperava receber as novas aeronaves Vought Corsair, o Comandante Tom Blackburn solicitou a criação de um símbolo para a unidade, com temática ‘pirata’ homenageando o nome da aeronave que receberiam (Corsário), e logo alguém surgiu com uma bandeira preta com um crânio e ossos cruzados em branco. Assim nasceu o Jolly Roger. Ansiosos como estavam para ir para a guerra decidiram que o símbolo ficaria na carenagem do motor, ao invés do local usual, embaixo do cockpit, que seria o espaço utilizado para colocar as marcas das vitórias. O tempo iria provar que eles estavam corretos.



Cmt Tom Blackburn

Em Fevereiro de 1943 chegaram os novos Vought F4U-1 Corsair, e eles provaram ser muito maneáveis. O VF-17, primeiro operador do Corsair, fez sua qualificação em porta-aviões à bordo do USS Charger, e apesar de alguns pneus estourados e aviões perdidos, todos se qualificaram.



Cerimônia militar do VF-17.

O Esquadrão foi designado para o USS Bunker Hill para seu cruzeiro inicial. Ao retorno em agosto de 1943 receberam 12 novos F4U-1A, os quais utilizariam em combate. Naquele período existiam sérias dúvidas se os Corsair estavam prontos para ir ao combate embarcados por causa da sua visibilidade e balanços do trem de pouso na aterragem, mas a insistência de Blackburn fizeram com que o VF-17 prosseguisse no USS Bunker Hill para combate.



F4U Corsair do VF-17 no Bunker Hill indo para o combate

Entretanto, ordens vieram das instancias superiores e fizeram com que os Corsairs do VF-17 fossem substituídos pelos F6F Hellcats do VF-18 quando embarcados, mesmo após as reclamações dos pilotos do VF-17 que consideravam os F6F inferiores aos F4U. O Jolly Roger lutou, entre outros locais, na Batalha do Mar de Salomão, onde foram designados nos aeródromos das ilhas voando o F4U.

A última missão de combate do VF-17 original veio em 6 de março de 1944. Eles abateram 156 aeronaves e 5 navios, um recorde para a época. Tiveram 12 ases, um número maios que qualquer outra unidade Naval, e perderam 12 pilotos.

Após as batalhas nas ilhas Salomão, um novo VF-17 foi formado, e embarcado no porta-aviões USS Hornet. Voando F6F Hellcats a nova unidade destruiu 161 aeronaves Japonesas entre Fevereiro e Maio de 1945. Assim como o VF-17, os Jolly Rogers do USS Hornet também tiveram 12 pilotos ases.



Quadro de vitórias do VF-17

Juntos, o VF-17 são considerados como o ‘Esquadrão” com o maior número de vitórias da WWII. O VF-17 foi redesignado como VF-5B em 1946, e como VF-61 em 1948. Além do F4U Corsair e do F6F Hellcat, essa unidade utilizou o F8F Bearcat, F9F Panther e o F9F Cougar.

Apesar do nome ter sido igual ao primeiro Jolly Roger, VF-17, esse esquadrão não carregou em suas insígnias a caveira e os ossos cruzados. O Esquadrão existiu até 15 de Abril de 1959.

Continua ...
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