sabe aquele que fica peruando ...
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sabe aquele que fica peruando ...
O manicaca
Sabe quando chega no clube aquele menino que é muito promissor, bom de dedo e já está pousando no segundo dia de treino? Pois bem, isso acontece e sempre chama atenção principalmente quando o menino tem só 9 anos, o que é legal e incentiva os marmanjos a darem a maior força.
Eu testemunhei um caso desse, mas o menino tinha um problema, ele aproximava da pista sem muita noção da distancia, e frequentemente tocava o solo fora da pista. Tudo bem, pousava, mas o objetivo não é esse e a idéia é controlar bem o modelo e pousar na pista.
Até que aparece na pista aquele que além de saber de tudo sobre aeromodelismo é também um grande instrutor, ele mesmo, o Peru. Se achega ao iniciante e passa a dica infalível e ótima pra quem está aprendendo sem cabo trainer.
Lá vai a pérola : "- Quando você estiver no início da rampa pra pouso, não tente alinhar o avião com a pista, aponte ele pra você e quando o avião estiver quase sobre a pista, dê um comando de leme que ele vai estar bem centrado com a pista e teu pouso vai sair perfeito".
O Peru não se deu por satisfeito, enquanto não conseguiu trazer todos não estavam na pista para ver o primeiro pouso perfeito do mais novo talento da pista. E lá estavam todos, os outros iniciantes, os mais experientes, as figuras de referência dentro do hobby que todo clube tem, enfim o Peru foi tão chato que trouxe todo mundo.
Estava tudo perfeito, o vento alinhado com a pista numa velocidade perfeita, a altitude e velocidade do modelo ao terminar a ultima curva de 90º eram perfeitas, seria um pouso magnífico (aleluia, o Peru deu uma dentro).
Como de praxe e hábito ao ver um vôo, estavam todos reunidos ao redor do jovem piloto, ainda mais de um aprendiz, estavam todos perto do mesmo, com cuidado de não ficar entre ele e o modelo claro. E lá vem o asa alta com motor na lenta, planeio perfeito, com o spiner parecendo um disco de plástico na frente do modelo, redondinho, se aproximando da cabeceira da pista e todos incentivando o, então, aluno do Peru.
PAUSA: O Peru se esqueceu que se tratava de um iniciante que as vezes pode se atrapalhar com o avião no sentido contrário, e além do mais (atire a primeira pedra aquele que nunca "congelou os comandos" em um vôo com algo inesperado) a tensão do menino devia ser grande com aquele monte de gente que o Peru arrebanhou pra ver sua grande capacidade de dar aula.
Foi quando o modelo atingiu a cabeceira da pista e todos esperavam a correção do modelo, mas o spiner foi vindo, vindo, vindo, e a maravilhosa dica do Peru acabou se transformando num excepcional travamentodos dedos do aluno, que não conseguiu fazer absolutamente nada para corrigir a trajetória do modelo, e o que se viu parecia uma cena de bombardeio, com o avião se aproximando, e todos se lançando ao chão, alguns sobre os outros, se ralando no asfalto, latas de cerveja, starters, chaves de fenda tudo voando, ninguém quis saber o que estava segurando, foi um salve-se quem puder, um Deus nos acuda pra sair da frente do Aluno do Peru.
Desse episódio podemos tirar a lição de a segurança é primordial, ainda mais com aprendiz. Evite voar quando alguém estiver aprendendo, cabo trainer sempre, pois não é seguro pra você e o ruido do seu motor atrapalha o aluno. Quando um aluno estiver voando, fique de olho no avião dele. Não se aglomere ao redor de um inexperiente, isso deixa o cara nervoso (ainda mais criança), e nunca, mas nunca dê ouvido as peruadas do Peru... tudo ao seu tempo.
E o avião? Pousou, mas não na pista como o previsto, pousou fora, mas do lado direito e não esquerdo, isso depois de quase decapitar uns 10 aeromodelistas que foram atrás do Peru que dava pitaco na instrução dos outros.
Sabe quando chega no clube aquele menino que é muito promissor, bom de dedo e já está pousando no segundo dia de treino? Pois bem, isso acontece e sempre chama atenção principalmente quando o menino tem só 9 anos, o que é legal e incentiva os marmanjos a darem a maior força.
Eu testemunhei um caso desse, mas o menino tinha um problema, ele aproximava da pista sem muita noção da distancia, e frequentemente tocava o solo fora da pista. Tudo bem, pousava, mas o objetivo não é esse e a idéia é controlar bem o modelo e pousar na pista.
Até que aparece na pista aquele que além de saber de tudo sobre aeromodelismo é também um grande instrutor, ele mesmo, o Peru. Se achega ao iniciante e passa a dica infalível e ótima pra quem está aprendendo sem cabo trainer.
Lá vai a pérola : "- Quando você estiver no início da rampa pra pouso, não tente alinhar o avião com a pista, aponte ele pra você e quando o avião estiver quase sobre a pista, dê um comando de leme que ele vai estar bem centrado com a pista e teu pouso vai sair perfeito".
O Peru não se deu por satisfeito, enquanto não conseguiu trazer todos não estavam na pista para ver o primeiro pouso perfeito do mais novo talento da pista. E lá estavam todos, os outros iniciantes, os mais experientes, as figuras de referência dentro do hobby que todo clube tem, enfim o Peru foi tão chato que trouxe todo mundo.
Estava tudo perfeito, o vento alinhado com a pista numa velocidade perfeita, a altitude e velocidade do modelo ao terminar a ultima curva de 90º eram perfeitas, seria um pouso magnífico (aleluia, o Peru deu uma dentro).
Como de praxe e hábito ao ver um vôo, estavam todos reunidos ao redor do jovem piloto, ainda mais de um aprendiz, estavam todos perto do mesmo, com cuidado de não ficar entre ele e o modelo claro. E lá vem o asa alta com motor na lenta, planeio perfeito, com o spiner parecendo um disco de plástico na frente do modelo, redondinho, se aproximando da cabeceira da pista e todos incentivando o, então, aluno do Peru.
PAUSA: O Peru se esqueceu que se tratava de um iniciante que as vezes pode se atrapalhar com o avião no sentido contrário, e além do mais (atire a primeira pedra aquele que nunca "congelou os comandos" em um vôo com algo inesperado) a tensão do menino devia ser grande com aquele monte de gente que o Peru arrebanhou pra ver sua grande capacidade de dar aula.
Foi quando o modelo atingiu a cabeceira da pista e todos esperavam a correção do modelo, mas o spiner foi vindo, vindo, vindo, e a maravilhosa dica do Peru acabou se transformando num excepcional travamentodos dedos do aluno, que não conseguiu fazer absolutamente nada para corrigir a trajetória do modelo, e o que se viu parecia uma cena de bombardeio, com o avião se aproximando, e todos se lançando ao chão, alguns sobre os outros, se ralando no asfalto, latas de cerveja, starters, chaves de fenda tudo voando, ninguém quis saber o que estava segurando, foi um salve-se quem puder, um Deus nos acuda pra sair da frente do Aluno do Peru.
Desse episódio podemos tirar a lição de a segurança é primordial, ainda mais com aprendiz. Evite voar quando alguém estiver aprendendo, cabo trainer sempre, pois não é seguro pra você e o ruido do seu motor atrapalha o aluno. Quando um aluno estiver voando, fique de olho no avião dele. Não se aglomere ao redor de um inexperiente, isso deixa o cara nervoso (ainda mais criança), e nunca, mas nunca dê ouvido as peruadas do Peru... tudo ao seu tempo.
E o avião? Pousou, mas não na pista como o previsto, pousou fora, mas do lado direito e não esquerdo, isso depois de quase decapitar uns 10 aeromodelistas que foram atrás do Peru que dava pitaco na instrução dos outros.
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