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desempacotando o SKY EAGLE, da Nine Eagles (unboxing)

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Mensagem por zeraldo Sex 17 Set - 19:59:58

Pessoal, depois do fiasco do micro piper, resolvi dar um tempo na construção e brincar com um aviãozinho que voasse de verdade. Depois de algum tempo pesquisando, optei por comprar o sky eagle, da nine eagles, vendido no chinês por 50 doletas e mais trinta e poucos de frete pra Fortaleza. Chegou até ligeiro (duas semanas) e não houve cobrança de imposto pela receita (nem era pra ter havido, já que está na cota de 50 dólares isentos). Também não veio danificado, a caixa estava inteirinha, assim como o seu conteúdo ( cheers ).

Este tópico é para mostrar com algum detalhe o que vem no pacote, para o caso de alguém se interessar. O aviaozinho é bem de iniciante mesmo (meu caso...) e só opera com três canais. Fiz algumas fotos e vou comentando à medida que as mostro:



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aqui a caixa, com um monte de adesivos que vem acompanhando, além do manual (em inglês).


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agora, sem os papéis, com todos os componentes bem acondicionados. achei muito boa a disposição das peças, deixando o transporte bem seguro.


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detalhes da fuselagem e da asa, respectivamente. a asa encaixa com uma aba de plástico na parte da frente e é parafusada na parte de trás em uma base de plástico na fuselagem.


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saquinho com as peças pequenas, sendo:
-duas hélices com encaixe (na foto só tem uma por que a outra veio fora do saquinho)
-trem de pouso (uma roda na frente e duas atrás, niveladas)
-bateria (2S, 7.4V e 180mAh)
-parafuso philips para a asa
-chave philips (isso mesmo! Smile)


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detalhe da parte de baixo da fuselagem, onde se encaixam os arames do trem de pouso e o local de colocar a bateria. é de plástico e precisa-se remover dois parafusos pequenos para se remover a bateria. pouco prático para uma bateria que dura 10 a 15 minutos e considerando que a troca geralmente será feita em campo, com grandes chances de perder esses parafusinhos.


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agora o controle. vem em modo 1 e modo 2 no mesmo controle (Smile), sendo de fácil intercâmbio. para mudar, basta desaparafusar a antena e virá-la para o outro lado. pronto, o controle "de cabeça pra baixo" fica no "modo 2". tem um mostrador de LCD, que mostra em qual modo está, e dá o valor numérico do throttle, variando de zero a 100, além de medir o nível das pilhas do controle. os sticks são de plástico, mas têm boa, mobilidade, suaves e as molas não são fortes demais, que nem baladeira. o throttle também é bem suave e fica paradinho na posição deixada, sem bambear, sem folga. a trimagem é eletrônica e também é mostrada no visor de LCD. é feita a trimagem por meio desses botões. notem que os sticks verticais têm dois pares de botões cada um têm a mesma função, para usar nos dois modos possíveis. os próprios sticks, se pressionados, também são botões (estilo controle de playstation) e esses botões servem para binding, pela rápida olhada que dei no manual. um detalhe importante é que isso é uma grande tapeação. na verdade, o controle não funciona no modo 2, já que o controle do leme é do lado direito (onde seriam os ailerons, se fosse um avião de quatro canais). o stick horizontal da esquerda fica nesse avião sem função (onde deveria ser o leme, se fosse modo 2 de verdade) e não o stick horizontal da direita, como era de se esperar. esse ponto para mim é muito negativo, já que sou ainda aprendiz e tinha intenção de usar o avião menor para "pegar mão" e treinar para não destruir o meu cessna grande de 4 canais (da electric hobby). só depois de comprado, descobri que os comandos são diferentes nesse pequenininho, portanto, cuidado aos que têm intenção de usar esse avião como trainer!


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detalhe das 4 pilhas AA que acompanham o avião. são para o controle e têm a marca "Vinergy". não sei se duram muito. me parece que não são nem alcalinas. devem ser só mesmo pra estrear o bichinho e tchau.


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o carregador para a bateria LiPo do avião. também acompanha no pacote. coincidentemente (ou não...) é uma versão mais simples do meu atual carregador, que eu considero excelente. sendo que o da nine eagles não carrega baterias de 3 células, somente de duas. a outra foto é do AC para ligar o carregador. cuidado! a versão vendida na hobbyking vem com a tomada européia de três pinos, se você não tiver um adaptador nem outra fonte de 12V, providencie... neste ponto, não fui pegado de surpresa, o site da hobbyking é bem claro na descrição da fonte 12V.


CONTINUA...
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desempacotando o SKY EAGLE, da Nine Eagles (unboxing) Empty continuando (2/3)...

Mensagem por zeraldo Sex 17 Set - 21:05:10

continuando o "desempacotamento" do skyeagle da nine eagles, agora, falando sobre a bateria e as hélices:


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esta sequencia mostra o local para a bateria, inicialmente aberto, depois com a bateria original perto da abertura e depois já com a bateria no lugar. a verdade é que a bateria quase não cabe no lugar destinado para ela. dá um trabalho doido pra encaixar a bateria junto com os fios (que são grossos e um tanto curtos). fora o problema dos parafusinhos fáceis de perder, que já citei acima. se você tem intenção de usar só uma bateria e só uma carga dela por vez, beleza, monte antes de sair de casa e brinque dez minutinhos, depois volte pra casa. mas se você, como eu, pretende levar varias baterias para passar a tarde curtindo, as trocas serão uma dorzinha de cabeça. batendo as fotos para este post, tive uma idéia, que acredito que vá facilitar a troca da bateria, e explico abaixo.



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quando eu comprei a elétrica do micro piper que estava construindo, comprei duas baterias de 2 células e 180mAh, ou seja, com a mesma especificação da bateria do aviaozinho da nine eagles. na verdade, um dos principais motivos de ter escolhido esse modelo especificamente foi de poder aproveitar as duas baterias que já havia comprado para o projeto furado do piper. acontece que as baterias que comprei são um pouco mais compridas e mais largas que a bateria que vem acompanhando o skyeagle. portanto, não cabem de jeito nenhum no buraco que está destinado à bateria do avião, como se pode ver na primeira figura. olhando com mais calma, vi que na abertura de cima, tem um espaço, logo onde a asa encaixa, que cabe certinho a bateria (tanto a original como as duas que eu já tinha) e o fio que vem do ESC alcança bem e não fica todo embolado. além disso, facilita muito a troca da bateria, já que só precisa tirar parafuso da asa e não tem nenhum trabalho em organizar os fios. fiquei com medo de alterar o CG do avião, que vem muito bem equilibrado, com o voo estável, mesmo sem motor. testei com a bateria no lugar certo e depois no lugar que eu "descobri". joguei o aviaozinho, desligado mesmo (como manda o manual, na hora de explicar a trimagem) e o voo foi igualzinho dos dois jeitos. com as baterias antigas também não houve alteração na estabilidade. conclusão: só vou colocar a bateria debaixo da asa mesmo. não vou usar a portinha original.



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agora um pouco de detalhes sobre as hélices. a primeira foto mostra o bico, com o encaixe no motor. este encaixe já vem no eixo do motor. tentei puxar para desmontar e não saiu. acredito que seja colado, já que é de plástico (sem parafusos) e não vi nenhum encaixe para o eixo. as hélices são de 4.2" e já vêm com o spinner de isopor e o encaixe para o suporte que fica no motor. a hélice de reserva tem também a parte que fica no eixo do motor como reserva (na segunda foto, é visível). este sistema de encaixe é bem prático e parece servir como propeller-saver, já que não é um encaixe extremamente rígido. no caso de colisão, acredito que saia fácil sem quebrar a hélice. a desvantagem é na reposição. eu tinha intenção de usar as hélices reserva que havia comprado para o micro piper, mas não vejo como encaixá-las, teria que trocar o encaixe do eixo e colocar um propeller-saver convencional. outro ponto importante, é que o motor não é brushless.


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detalhes da parte elétrica. esta placa de circuito impresso aí é praticamente toda a parte elétrica (exceto motor e bateria). estão integrados servos, ESC e receptor nessa plaquinha aí. é ruim para reposição, por motivos óbvios. outra desvantagem é que não dá para aproveitar o controle para outros projetos (não achei receptor para ele na net) e não descobri como consertar o problema do "modo 2 lig-lig" que falei na primeira parte deste tópico. pensei em trocar o canal no receptor para deixar o leme no stick esquerdo. mas não tem indicações muito claras na plaquinha e não quis arriscar ficar sem avião antes mesmo de voar. se alguém aí manja bem de eletrônica e quiser fazer um tutorial de como remendar o modo 2 do skyeagle, eu agradeço Smile. a segunda foto mostra dois fios de cobre perpendiculares (na verdade, um só fio, em "L"), que acredito ser a antena do receptor e essa conformação leva a pensar que a recepção seja boa em qualquer ângulo.


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detalhes da linkagem. acima, o leme e abaixo, o profundor. é uma linkagem bem delicada e leve, mas parece ser bem firme. acredito que não terei problemas neste aspecto.


CONTINUA...
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desempacotando o SKY EAGLE, da Nine Eagles (unboxing) Empty continuando (3/3)...

Mensagem por zeraldo Sex 17 Set - 21:20:40

e finalizando o unboxing do skyeagle...


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detalhes da montagem do trem de pouso. são uns araminhos fininhos, mas o avião é bem leve. acredito serem suficientes. as rodinhas são de espuma, com o núcleo de plástico. realmente bem leves. a "bequilha" é angulada para a frente, como mostra a segunda foto e deve servir como mola para amortecer os impactos. o avião fica nivelado quando sobre as três rodas, sem angulação do bico para cima.



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por fim, o avião todo montado, em alguns ângulos. notem, na terceira foto, a angulação das asas.


no geral, estou bem satisfeito com o aviaozinho, espero que corresponda às expectativas quando for voar de verdade. planejo levá-lo ao carrapicho este fim de semana, se tudo correr bem. quem quiser dar uma olhada, sinta-se à vontade! espero tambem ter contribuído de alguma forma para informação dos amigos.

grande abraço!!!

heraldo
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