segurança na pista e no ar
:: Iniciantes :: Iniciando
Página 1 de 1
segurança na pista e no ar
Olá!! o texto está na integra e reflete as opiniões apenas do seu autor.
SEGURANÇA !!!!!
É preciso que todos os praticantes do aeromodelismo comecem a desenvolver uma preocupação com a segurança. É impressionante a negligência de determinados colegas ao manusear seu equipamento no campo. A negligência no controle das freqüências utilizadas e o tráfego desordenado sobre quem está no solo, vez por outra, provocam a queda do modelo sobre os pilotos, ou sobre os espectadores. Pilotos posicionados na frente do hélice ajustando o motor, decolagens diretamente da área destinada a táxi, vôos rasantes na pista onde há colegas preparando-se para a decolagem ou tentando atravessar para pegar seu modelo, enfim atitudes realmente "de arrepiar".
O "estrelismo", o "esnobismo" e a falta de companheirismo, infelizmente vem tomando o lugar do cavalheirismo, da boa educação e do espirito de amizade daqueles que dedicando-se ao aeromodelismo.Por outro lado, felizmente, existem ainda muitos colegas que comportam-se de forma correta e responsável, os quais raramente são vistos executando alguma das atitudes mencionadas acima. Cabe a esses o dever e a responsabilidade de orientar os novatos para que não proliferem em nosso meio RUINS aeromodelistas. Antes de mais nada devem dar o exemplo. O aluno segue o instrutor em tudo ! Afinal, via de regra, o novato é como um bloco de pedra bruta, se o instrutor for um artista o resultado será uma obra de arte, caso
contrário teremos um pedregulho em nossa pista...
Quando formos ensinar alguém precisamos ter em mente que aluno de hoje será o nosso colega de amanhã, portanto não ensine a ele nenhuma atitude da qual venha se arrepender no futuro. Especial atenção devem ter os responsáveis pelos clubes e os encarregados de promover eventos que congreguem aeromodelistas. Essas pessoas, às vezes, receosas de se tornarem antipáticos aos colegas, relutam em fazer valer as normas de segurança durante uma seção de vôo.
De certa forma eles estão certos, não é nada agradável ter que bater no ombro do colega e pedir para que ele não voe sobre as pessoas e permaneça dentro do perímetro da pista. O aeromodelista deve saber que existem regras básicas no
campo que independente de cobrança devem ser obedecidas por todos.
Vejamos algumas delas :
No solo.
- Sempre que for dar a partida no motor posicione a saída da mufla em direção oposta aos espectadores ( ninguém gosta de "banho defumaça" )
- Após dar a partida no motor, posicione-se atrás do hélice para realizar ajuste no motor.
- Não acione o motor com os dedos, use um "stick" , starter elétrico ou na falta desses o cabo de uma chave de
fenda.
- Evite deixar o Ni-Starter ( bateria da vela ) preso na vela somente pela pressão do contato, se ele cair sobre o hélice com
o motor funcionando, só Deus sabe aonde ele vai parar!
- Se possível peça ajuda nos procedimentos acima, pois caso o motor "dispare" no momento da partida, a intervenção de um anjo-da-guarda é bem-vinda para segurar o avião.
- Se você estiver compartilhando o canal do seu rádio com outro colega, quando for a vez dele voar, procure ficar próximo
dele quando ou num lugar onde ele possa lhe ver, pois se o avião dele "lenhar", sempre vai pairar no ar aquela dúvida se não foi você que ligou o seu rádio provocando a queda.
By, Mano
SEGURANÇA !!!!!
É preciso que todos os praticantes do aeromodelismo comecem a desenvolver uma preocupação com a segurança. É impressionante a negligência de determinados colegas ao manusear seu equipamento no campo. A negligência no controle das freqüências utilizadas e o tráfego desordenado sobre quem está no solo, vez por outra, provocam a queda do modelo sobre os pilotos, ou sobre os espectadores. Pilotos posicionados na frente do hélice ajustando o motor, decolagens diretamente da área destinada a táxi, vôos rasantes na pista onde há colegas preparando-se para a decolagem ou tentando atravessar para pegar seu modelo, enfim atitudes realmente "de arrepiar".
O "estrelismo", o "esnobismo" e a falta de companheirismo, infelizmente vem tomando o lugar do cavalheirismo, da boa educação e do espirito de amizade daqueles que dedicando-se ao aeromodelismo.Por outro lado, felizmente, existem ainda muitos colegas que comportam-se de forma correta e responsável, os quais raramente são vistos executando alguma das atitudes mencionadas acima. Cabe a esses o dever e a responsabilidade de orientar os novatos para que não proliferem em nosso meio RUINS aeromodelistas. Antes de mais nada devem dar o exemplo. O aluno segue o instrutor em tudo ! Afinal, via de regra, o novato é como um bloco de pedra bruta, se o instrutor for um artista o resultado será uma obra de arte, caso
contrário teremos um pedregulho em nossa pista...
Quando formos ensinar alguém precisamos ter em mente que aluno de hoje será o nosso colega de amanhã, portanto não ensine a ele nenhuma atitude da qual venha se arrepender no futuro. Especial atenção devem ter os responsáveis pelos clubes e os encarregados de promover eventos que congreguem aeromodelistas. Essas pessoas, às vezes, receosas de se tornarem antipáticos aos colegas, relutam em fazer valer as normas de segurança durante uma seção de vôo.
De certa forma eles estão certos, não é nada agradável ter que bater no ombro do colega e pedir para que ele não voe sobre as pessoas e permaneça dentro do perímetro da pista. O aeromodelista deve saber que existem regras básicas no
campo que independente de cobrança devem ser obedecidas por todos.
Vejamos algumas delas :
No solo.
- Sempre que for dar a partida no motor posicione a saída da mufla em direção oposta aos espectadores ( ninguém gosta de "banho defumaça" )
- Após dar a partida no motor, posicione-se atrás do hélice para realizar ajuste no motor.
- Não acione o motor com os dedos, use um "stick" , starter elétrico ou na falta desses o cabo de uma chave de
fenda.
- Evite deixar o Ni-Starter ( bateria da vela ) preso na vela somente pela pressão do contato, se ele cair sobre o hélice com
o motor funcionando, só Deus sabe aonde ele vai parar!
- Se possível peça ajuda nos procedimentos acima, pois caso o motor "dispare" no momento da partida, a intervenção de um anjo-da-guarda é bem-vinda para segurar o avião.
- Se você estiver compartilhando o canal do seu rádio com outro colega, quando for a vez dele voar, procure ficar próximo
dele quando ou num lugar onde ele possa lhe ver, pois se o avião dele "lenhar", sempre vai pairar no ar aquela dúvida se não foi você que ligou o seu rádio provocando a queda.
By, Mano
:: Iniciantes :: Iniciando
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|