Configurando o ESC da Align
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Configurando o ESC da Align
Configurando o ESC da Align |
Aprenda a alterar as configurações do ESC da Align |
Muito bem... Percebi que várias pessoas com quem já falei não sabiam ou sabem configurar seus ESCs da Align, então decidir descrever algumas de suas funções e dar o passo-a-passo da sua configuração. Peguei o manual no site da align, vamos ver se consigo ser claro. Os ESCs da Align possuem as seguintes funções disponíveis: --- Freio: Não tem muito o que falar, freia o motor quando corta a aceleração. Logicamente, não é recomendado para helicópteros e também, para reduções; --- Timing: Essa conversa vai longe... melhor pôr na cabeça que Low timing é para motores com poucos pólos (2, por exemplo) e Middle, para motores com 6 polos ou mais. Colocar o timing em High deve aumentar a potência fornecida, ao custo de mais ampères e uma diminuição na eficiência. Assim como o manual recomenda, é sempre bom checar o consumo do motor através de um E-Meter ou um Shunt (vide tutorial no fórum). Para helicópteros, recomenda-se deixar em Middle Timing; --- Tipo de aeronave: O ESC pode ser programado para funcionar tanto em aviões (modo Normal) como em helicópteros (usando a opção de partida lenta e/ou governador); --- Corte de tensão da bateria: Essa função é muito bem feita nos Aligns. O corte do motor por baixa tensão é feito em 2 passos: no primeiro, o ESC reduz a potência do motor indicando que a carga da bateria está chegando ao fim e dando tempo para pousar com segurança. No segundo passo, ele realmente corta o motor. No ESC há a opção de se configurar 3 níveis de proteção: - Alta: reduz em 3.2v e corta em 2.9v; (tensões por célula) - Média: reduz em 2.9v e corta em 2.6v; - Baixa: reduz em 2.6v e corta em 2.3v; Eu usaria o corte em tensão alta pois preservaria as baterias (já que as lipos nunca devem ser descarregadas abaixo de 3.0v). O segundo passo de proteção só funciona no modo Normal, ou seja, quanto o ESC não está configurado para helicópteros (motivos óbvios...); --- Velocidade de resposta na aceleração: Define se a resposta na aceleração do motor será mais rápida ou amortecida, de acordo com o movimento do stick. Uma velocidade de resposta rápida deixa o motor mais "esperto", respondendo quase que instantaneamente ao comando do stick. Entretanto os picos de corrente e o consumo médio também será maior. Essa última opção talvez não esteja disponível nos ESC mais antigos. A programação do ESC da align funciona da seguinte forma: 1) Stick no máximo para entrar no modo de programação; 2) Conecta-se a bateria no ESC, ira-se-á ouvir um som de confirmação que entrou em modo de programação (um tal de "blururumrurum" ); 3) Abaixa-se o stick, o ESC estará no modo de configuração e daí em diante ele roda todas as opções até o fim. A seleção da opção em cada configuração é feita através da posição do stick (e não através dos bips, como normalmente), ou seja, stick no mínimo, meio e máximo para 1a, 2a e 3a opção. Para facilitar, adotaremos a seguinte nomeclatura: A = 1a opcão = stick no mínimo; B = 2a opção = stick no meio; C = 3a opção = stick no máximo; As configurações disponíveis são: 1) Freio (1 bip) (A = desativado, B = Suave, C = Forte); 2) Timing (2 bips) (A = Timing Baixo, B = Médio, C = Alto); 3) Corte da bateria (3 bips) (A = corte alto; B = médio; C = baixo); 4) Aeronave (4 bips) (A = Normal (Avião); B = Heli1 (Soft Start); C = Heli2 (Soft Start+Governor)); 5) Vel. de Resposta do acelerador (5 bips) (A = Normal; B = Média; C = Rápida); Como exemplo, vamos fazer uma programação típica para helicópteros. Escolhi fazer as seguintes configurações: 1) Freio: desativado (A); 2) Timing: Médio (B); 3) Corte da bateria: Alto (A); 4) Aeronave: Heli1 (B); somente com soft start, como governor mode desativado; 5) Resposta: Média (B); - Ligue o ESC como stick no máximo (C) para entrar em programação; - Depois da confimação, abaixe o stick totalmente (A). Comecará as sequências de bips (serão repetidos 5 vezes); - A primeira configuração é a de freio, como queremos ele desativado, deixaremos o stick na posição (A) durante os 5 bips; - Depois haverá o som de confirmação novamente, indicando que o ESC está passando para o próximo passo (timing); - Para o ajuste de timing, movemos para (B), aguardamos novamente a sequencia acabar e o som de confirmação; - O próximo é a tensão de corte; coloquemos em (A); - Para o tipo de modelo colocamos Heli1, ou seja, stick em (B); - Depois da confirmação, deixamos o stick em (B) pois queremos a vel. de resposta média; - Neste ponto, haverá mais um som de confirmação e a configuração estará completa. Não haverá mais bipes, desligue a bateria do ESC. Pronto! O ESC foi configurado, para usá-lo, basta religar a bateria com o stick no mínimo. Uma curiosidade que talvez muitos não conheçam é que, quando se liga o ESC, o mesmo diz todas as programações configuradas. No nosso caso, ao ligar a bateria (com o stick no mínimo) se ouvirá a seguinte seqüência de bips: 1bip, 2bips, 1bip, 2bips, 2bips; Justamente representando as nossas configurações para Freio, Timing, Cut-off, Aircraft e Throttle Response, respectivamente. CUIDADO COM O MOTOR! É sempre bom afastar o motor da engrenagem ou tirar o mesmo (se conseguir ouvir os bips) para poder trabalhar com segurança e evitar acidentes. Espero que esse tutorial ajude a quem precisar, lembrando que alguém encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão, não deixe de me avisar. Abrcs! Tutorial elaborado por Igor Souza O que são Speed Control e Battery Eliminator Circuit ESC - SPEED CONTROL Esse é um assunto que sempre gera confusões entre os iniciantes no helimodelismo. Basicamente, o ESC - speed control - é dispositivo eletrônico que controla a velocidade do motor, ou seja, funciona a grosso modo como um acelerador para o seu helicoptero elétrico. O ESC deve ser ligado no canal throttle do seu receptor do rádio e no motor. Essa é uma foto do ESC 35X da Align: Os 3 fios de um lado (preto, azul e vermelho) são ligados no motor, os dois fios (preto e vermelho) do outro lado são ligados na Bateria e o fio padrão futaba vai ligado no canal throttle do receptor. Além da função básica de controlar a acelação, todo bom ESC conta com outros recursos bem úteis para o helimodelista. São eles: * Brake: Essa é uma função muito utilizada em planadores, permite que a hélice fique parada mesma em vôo, dinimuindo o arrasto (nos helimodelos o brake fica desligado!) * Eletronic timming: Essa é uma função que permite otimizar o funcionamento elétrico do seu motor. * Battery protection: Função IMPORTANTÍSSIMA. As baterias de Lipo não podem baixar de uma determinada tensão (voltagem), sob pena de estragar permanentemente. Assim, o ESC monitora a voltagem da bateria e corta o motor ANTES de a tensão cair muito, evitando prejuízos com a sua bateria. * Aircraft: Normalmente os ESC´s permitem escolher entre avião, helicoptero e planador. * Governador: Função muito útil para usuários avançados. O governandor mantém a RPM das pás principais sempre constante, não importando o passo utilizado no momento. * Soft Start: Muito bom para preservar a main gear e o pinhão do motor. O soft start serve para iniciar a rotação das pás bem vagarosamente. * Throttle response speed: sensibilidade da aceleração. Você pode encontrar ESC´s de diversas capacidades no mercado (5A, 20A, 80A, etc). Para saber qual é a capacidade mínima para seu helicóptero é necessário um aparelho medidor de corrente elétrica, para saber quanto de corrente seu motor consome no máximo (máxima rotação com máximo passo e usando alguns servos simultaneamente). Em regra, os helicopteros já vem com um ESC, e o iniciante não precisa se preocupar com isso. Normalmente um ESC de 35A dá conta do recado com folga nos helis da classe 450. Passada a parte introdutória para iniciantes, vou tratar um pouco de assuntos mais avançados. É quase um consenso que esses são os melhores ESC´s do mercado para helis da classe 450 (provavelmente nessa ordem): Kontronik Jazz 40-6-18 ESC Vantagens:
Especificações
Preço em média de U$ 170,00 no exterior. Castle Creations Phoenix 35 Brushless ESC Especificações Low-voltage cutoff - 4V, 5V, 6V, 7.2V, 9V, 12V Over-Current Protection - 5 settings Brake Type - 5 settings Throttle Range - fixed/self-adjusting/governor Timing Advance - 3 choices Cutoff Type - hard or soft Switching Frequency - 3 choices All Castle Creations speed controls feature: -Battery Eliminator Circuit (BEC): eliminates receiver battery -Safe "Power On" -Microprocessor Controlled -Tough surface mount construction -Audible Arming Signal -Auto Motor cut-off with reset -Low torque "Soft Start": protects gear boxes and belt drives from shock -Smooth reverse exponential throttle -Self-calibrating endpoints: maximizes usable stick travel -Auto shut-down when signal is lost -Simple setup: no complicated switches or wiring Preço em média de U$ 80,00 no exterior. Scorpion Commander 45A V2 ESC Especificações Weight (Without Connectors) ................. 41.5 gm (1.46 oz) Max Continuous Current ..................................... 45 Amps Operating Voltage Range ............................... 6 to 15 Volts Max BEC Output ...................................... 4 Amps @ 5.0 V On Resistance .............................................. 2.33 mOhms Size ....................... 75 x 30 x 9 mm (2.95 x 1.18 x 0.35 in) Preço em média de U$ 60,00 no exterior. BEC - BATTERY ELIMINATOR CIRCUIT o BEC é dispositivo que transforma a voltagem da bateria de 11.1v em 5v ou 6v para nutrir o receptor, o gyro os servos, que queimariam como uma tensão muito alta. Quase todos os ESC´s do mercado tem um BEC integrado, fazendo os dois trabalhos, de redutor de voltagem e de controlador de velocidade. O problema surge quando você monta no heli servos digitais que drenam muita corrente da bateria, pois em regra o BEC integrado ao ESC suporta apenas 2A de corrente máxima. O resultado é que o ESC, por causa do BEC sobrecarregado, esquenta demais e corta a corrente, por segurança, para não queimar. Assim, se for usar servos digitais, ou mesmo de força, o aconselhável é desabilitar o BEC do ESC e instalar um BEC externo, com mais capacidade, tipo de 4A ou 5A. Essa é a foto de um BEC externo de 4A da hyperion: Para desabilitar o BEC do ESC, basta inutilizar o fio vermelho do ESC que está ligado no canal throttle do receptor. É possível cortar o fio vermemlho com um estilete e isolar com fita isolante. Para funcionar, tem soldar o ESC e os fios do BEC externo ao mesmo tempo no conector DEAN macho que será ligado à bateria. O modelo de BEC ideal para os helis da classe 450 é um de 4A, que trabalha a 5V. No brasil, fácil, tem na loja on-line da Big Field um hiperion de 4A, mas custa um pouco caro (R$ 100), procure no menu por "controlador de voltagem". Se comprar do exterior, tem muitas opções e bem mais baratas (até por U$ 5), com frete e imposto e tempo, fica caro tb. FONTE:www.superhelis.com.br Boa Sorte!!!!! |
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