FIXO - Controles do aviao
:: Iniciantes :: Iniciando
Página 1 de 1
FIXO - Controles do aviao
Controles Básicos em um Aeromodelo
O número de controles em um aeromodelo é diferente dependendo de cada aviaão, os aviões mais simples terão apenas um controle, quando que um avião mais complexo podem ter 5,6 ou até mesmo mais controles.
Se você é completamente novo no hobby, você pode não saber exatamento o que cada controle no avião faz, por isso espero que estas informações te dêem alguma idéia de como as coisas funcionam.
Os controles funcionam e controlam o aeromodelo, da mesma forma que controlam, é claro, um avião convencional.
Os 4 controles principais são Acelerador, profundor, aileron e leme, a figura abaixo mostra anode se encontram estes controles no aeromodelo. (O Aeromodelo mostrado, é um típico modelo de 4 canais*):
*Controles são referenciados como canais, portanto um aeromodelo com 4 controles é chamado de 4 canais.
O que cada controle Faz?
Acelerador
Acelerador é o controle que dá velocidade ao motor.
Em um motor movido a álcool metílico e nitro (Glow) mostrado a direita, o acelerador funciona do mesmo jeito que qualquer outro motor a combustão, mudando a quantidade de combustível e ar que entram na câmara de combustão do motor.
Em um motor elétrico, o acelerador é chamado de “speed control”. Aeromodelos elétricos básicos podem não ter aceleradores proporcionais, sendo somente um controle simples on/off.
O acelerador não somente controla a velocidade do aeromodelo, mas também o ritmo de subida e descida – isto ocorre porque diferentes subidas e descidas ocorrem em velocidades diferentes. Por exemplo, se você estiver pousando, se o seu avião estiver muito baixo durante a aproximação final você pode fazer com que o avião suba levemente simplesmente acelerando um pouco sem mudar a velocidade do avião, ao invés de usar os comandos do profundor.
Profundor
O Profundor é a ultima parte da cauda do avião.
O Profundor controla a elevação do avião, basicamente ele controla a angulação do aeromodelo. Quando o profundor está para cima o nariz do avião apontará para cima e o avião subirá. Com o profundor para baixo o nariz do avião aponta para baixo fazendo com que o aeromodelo comece a descer.
O Profundor é sempre utilizado em conjunto com o leme e os ailerons quando se faz uma curva.
Aeromodelos bem básicos podem nao ter controle de profundor fazendo com que a aceleração seja o controle de altitude.
Ailerons
Nem todos os aeromodelos possuem controles de Ailerons, usando assim o leme para esta função.
Os ailerons sempre são em pares, e são encontrados na parte de trás e mais pra for a das asas (como mostrado na figura abaixo), e trabalham em direções opostas, ex: quando um aileron se move para cima, o outro se move para baixo e vice e versa.
Os ailerons controlam a angulação longitudinal do avião.
Quando usado junto com o profundor os ailerons fazem com que o avião vire, e também são usados em muitas manobras acrobáticas.
Leme
O leme é o estabilizador vertical encontrado na cauda do avião.
É usado para o controle direcional do aeromodelo.
Usar o Leme é diferente do aileron pois o leme faz com que o avião vire mais ou menos no mesmo nível. Somente combinando o comando de leme com o profundor você terá um commando parecido com o de aileron.
Outors controles de um aeromodelo
Alguns outros controles podem ser achados em aeromodelos mais avançados como os Flaps e os trens de pouso retráteis.
Os Flaps estão localizados nap arte de tras de cada asa entre o corpo do avião e os ailerons. Eles são usados para fazer com que o avião consiga mantar a mesma altitude com uma menor velocidade, ajudando assim para um pouso mais suave.
Diferentemente dos ailerons, os flaps são conectados de um jeito que os dois lados ficam exatamente apontados para baixo na mesma quantidade.
Texto Traduzido de RC Plane World.
O número de controles em um aeromodelo é diferente dependendo de cada aviaão, os aviões mais simples terão apenas um controle, quando que um avião mais complexo podem ter 5,6 ou até mesmo mais controles.
Se você é completamente novo no hobby, você pode não saber exatamento o que cada controle no avião faz, por isso espero que estas informações te dêem alguma idéia de como as coisas funcionam.
Os controles funcionam e controlam o aeromodelo, da mesma forma que controlam, é claro, um avião convencional.
Os 4 controles principais são Acelerador, profundor, aileron e leme, a figura abaixo mostra anode se encontram estes controles no aeromodelo. (O Aeromodelo mostrado, é um típico modelo de 4 canais*):
*Controles são referenciados como canais, portanto um aeromodelo com 4 controles é chamado de 4 canais.
O que cada controle Faz?
Acelerador
Acelerador é o controle que dá velocidade ao motor.
Em um motor movido a álcool metílico e nitro (Glow) mostrado a direita, o acelerador funciona do mesmo jeito que qualquer outro motor a combustão, mudando a quantidade de combustível e ar que entram na câmara de combustão do motor.
Em um motor elétrico, o acelerador é chamado de “speed control”. Aeromodelos elétricos básicos podem não ter aceleradores proporcionais, sendo somente um controle simples on/off.
O acelerador não somente controla a velocidade do aeromodelo, mas também o ritmo de subida e descida – isto ocorre porque diferentes subidas e descidas ocorrem em velocidades diferentes. Por exemplo, se você estiver pousando, se o seu avião estiver muito baixo durante a aproximação final você pode fazer com que o avião suba levemente simplesmente acelerando um pouco sem mudar a velocidade do avião, ao invés de usar os comandos do profundor.
Profundor
O Profundor é a ultima parte da cauda do avião.
O Profundor controla a elevação do avião, basicamente ele controla a angulação do aeromodelo. Quando o profundor está para cima o nariz do avião apontará para cima e o avião subirá. Com o profundor para baixo o nariz do avião aponta para baixo fazendo com que o aeromodelo comece a descer.
O Profundor é sempre utilizado em conjunto com o leme e os ailerons quando se faz uma curva.
Aeromodelos bem básicos podem nao ter controle de profundor fazendo com que a aceleração seja o controle de altitude.
Ailerons
Nem todos os aeromodelos possuem controles de Ailerons, usando assim o leme para esta função.
Os ailerons sempre são em pares, e são encontrados na parte de trás e mais pra for a das asas (como mostrado na figura abaixo), e trabalham em direções opostas, ex: quando um aileron se move para cima, o outro se move para baixo e vice e versa.
Os ailerons controlam a angulação longitudinal do avião.
Quando usado junto com o profundor os ailerons fazem com que o avião vire, e também são usados em muitas manobras acrobáticas.
Leme
O leme é o estabilizador vertical encontrado na cauda do avião.
É usado para o controle direcional do aeromodelo.
Usar o Leme é diferente do aileron pois o leme faz com que o avião vire mais ou menos no mesmo nível. Somente combinando o comando de leme com o profundor você terá um commando parecido com o de aileron.
Outors controles de um aeromodelo
Alguns outros controles podem ser achados em aeromodelos mais avançados como os Flaps e os trens de pouso retráteis.
Os Flaps estão localizados nap arte de tras de cada asa entre o corpo do avião e os ailerons. Eles são usados para fazer com que o avião consiga mantar a mesma altitude com uma menor velocidade, ajudando assim para um pouso mais suave.
Diferentemente dos ailerons, os flaps são conectados de um jeito que os dois lados ficam exatamente apontados para baixo na mesma quantidade.
Texto Traduzido de RC Plane World.
:: Iniciantes :: Iniciando
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|