Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

OSD Made In Ceará

Ir em baixo

OSD Made In Ceará Empty OSD Made In Ceará

Mensagem por oliver em Sex 9 Jul - 17:04:31

Ola meu povo!!!
Depois de um tempo afastado, vou continuar afastado! he he he. Mas como o verme é grande resolvi desenvolver um equipamento, que na minha opinião é muito interessante.
Trata-se de um OSD, muito utilizado em sistemas de FPV.
Pesquisando encontrei algumas pessoas que ja fizeram utilizando micro-controladores, em especial o PIC, da Microchip.
No e-voo encontrei este projeto, muito bem feito por sinal:
OSD BRASUCA
O pai dele, projeto que originou:
DAKAR OSD

Quem me conhece da area de eletronica sabe que eu não sou muito fã dos PIC, por isso e por uma questão de logistica (ja tenho um bocado) vou utilizar micros AVR, de fabricação da ATMEL.
Como estou no inicio, e com a maior preguiça de fazer o esquematico, vou postando aqui as fotos, videos e os comentários. Depois posto o esquematico.
De antemão adianto que o material necessário, caso alguem queira montar um é o seguinte:
Placa padrão perfurada 5x10cm // só pra fazer o protótipo.
ATMEGA8 16PI // micro-controlador
LM1881 // CI separador de sincronismo
7805 //CI regulador de tensão
cristal oscilador de 16MHZ
2 capacitores de 33p ceramicos
4 capacitores de 100n ceramicos
2 capacitores de 100n poliéster
3 capacitores de 100uF x 16V eletrolitico
4 resistores de 330r
1 resitor de 680k
1 helipot de 2k, ou 1k
1 soquete de 28 pinos
1soquete de 8 pinos

Deve-se gastar cerca de R$50,00 nesse material. A maioria tem no comercio local, o micro e o lm1881 acredito que tenha na FARNELL.
Quem se aventurar posso gravar o micro sem cobrar nada, mas vou querer os "pitacos" pra poder melhorar a coisa.
O meu protótipo já esta funcionale apresenta alguns dados. Inicialmente quero apresentar os seguintes dados:
Bateria: Tensão, corrente e temperatura , no maximo duas baterias
Navegação: Altura, Distancia e Velocidade, adquiridos de um GPS
Função HOME, uma pequena seta que fica apontando para a origem, caso o cidadão se perca.

No momento ainda estou implementando a aquisição das grandezas relativas a bateria.

Agradeço qualquer idéia ou ajuda construtivas. Em breve coloco as fotos.
Oliver Nottingham

10/07/2010
Primeiro teste do OSD, no youtube!

Coloquei alguns valores variando, sem fazer qualquer aquisição.
A foto da placa protótipo:
OSD Made In Ceará Foto1pe
O esquematico, como prometido:
OSD Made In Ceará Sch1t
ainda não esta inserido no esquemático a parte relativa à comunicação com GPS.
Foi implementado a leitura de corrente e tensão, com escala para ate 25.5 Volts e 51Amperes

Chegou a hora de desenvolver os periféricos, sensores de corrente, pressão, tensão e o GPS. Comprei os sensores na FARNELL e estou esperando chegar, deve demorar um pouco. Quanto ao GPS resolvi usar o GT-320r, que é bastante comum aqui no Brasil. Quem se interessar pode encontrar um breve tutorial sobre ele AQUI!
OSD Made In Ceará Modulogps-01

Outro detalhe, pra utilizá-lo é necessário inserir no circuito uma interface no padrão RS232, que foi inserida no esquema atualizado, vejam acima!!! Retifiquei alguns erros também. Adicionei ainda a referencia pra leitura de tensão da alimentação.

Quero agradecer ao Rubem pela indicação da câmera, já comprei! Agora fica faltando o transmissor e receptor, que preciso pesquisar mais um pouco. Gostaria de saber da turma que voa FPV a potencia e a frequência que utilizam, o alcance e que tipo de problemas tem enfrentado, quanto a interferências.

Muito bem, estou colocando duas fotos do sistema funcionando com GPS acoplado. Já esta calculando a distancia em relação à origem e adquirindo dados do GPS. Tambem aquisiciona tenssões de duas baterias e uma corrente. Observe que na segunda foto os dados apresentados ficam dentro de uma caixa opaca preta, enquanto que a primeira a caixa e levemente cinza. Acredito que a segunda foto fique melhor para situações de vôo.

OSD Made In Ceará Telawt

OSD Made In Ceará Telabk

Muito bem, terminei, pelo menos em parte. O OSD já esta todo funcional e testado. A função HOME finalmente deu certo e acrescentei mais algumas informações e graficos.
As informações apresentadas são as seguintes:
- tensão na bateria do OSD, que alimenta tambem o transmissor de video;
- Tensão na bateria do sistema de propulsão (ESC)
- Corrente na bateria do ESC
- Energia consumida, em mAh
- Altura relativa à origem, em metros
- Distancia em realção à origem, em metros
- velocidade sobre o solo, em Km/h
- Graficos visuais da tensão da bateria, com seleção automática do tipo de bateria do ESC. A bateria do OSD só pode ser LIpo 3s

Bom, estou voltando a movimentar o tópico depois de um tempo parado. O motivo!? Simplesmente não há avioes proprios pra FPV no mercado.
Por conta disso resolvi fazer o meu. Aproveitei um par de asas e um estabilizador de uns velhos planadores que tinha feito há um bom tempo, e ja aposentados. Desenhei uma fuselagem no corel e pus mãos à obra. O resultado foi o seguinte:
OSD Made In Ceará Fpvfly3
OSD Made In Ceará Fpvfly

O modelo tem uma envergadura de 2,40m e pesa cerca de 2,2Kg completamente carregado.
O primeiro vôo do modelo foi para testes e trimagem, em uma pista. Depois de trimado e regulado retirei o trem de pouso e fiz um vôo de emcosta, como moto-planador. Simplesmente o vôo mais irado que já fiz, com direito a pouso de emergencia e tudo, pois devido a um bug a bateria esgotou e fiz um pouso pelo FPV a cerca de 500m de onde estava.

Voltando ao OSD, como disse há um bug no programa. A leitura de tensao na bateria do sitema de propulsão esta errada, apesar de que a leitura de corrente e carga consumida estejam corretas, o grafico (desenho) da situação da bateria baseia-se na leitura de tensão que esta furada, o que pode causar serios incovenientes. Por este motivo estou retirando o link dos arquivos até resolver o problema. As demais funções realtivas ao GPS funcionaram corretamente, inclusive a leitura da bateria do OSD.

Essa ta quentinha, saiu do forno agora. Retirei o "bug" e fiz algumas alterações pra simplificar o sensor de corrente. SEgue a foto da tela do OSD atual:

OSD Made In Ceará Tela700

onde;
A: Altura em realação à origem, fornecido pelo GPS
D: Distancia sobre o solo em realção à origem, pelo GPS
V: Velocidade sobre o solo, em Km/k, pelo GPS
embaixo;
Tensão na bateria do OSD ( o grafico é exclusivo para baterias LIPO 3s)
Tensão, corrente e carga consumida na bateria do sistema de propulsão, a seleção do número de células é automática, e suporta até 25V. A escala de corrente é de 50A, podendo ser usados sensores de 30A ou 50A

Vou fazer um pedido na farnell incluindo os seguintes itens:
ATMEGA168-20PU R$13,27 // micro controlador
lm1881 R$7,92 // decodificador de video
ACS712ELCTR-30A-T R$9,19 // sensor de corrente, 30A

Quem se interessar em montar um, me avise pra fazermos o pedido em conjunto.

Última edição por oliver em Qua 25 Ago - 18:26:11, editado 4 vez(es)

oliver

OSD Made In Ceará Empty Re: OSD Made In Ceará

Mensagem por Marcelo em Qua 11 Ago - 14:17:05

O lm1881 tem na Pedro Pereira Oliver. Comprei um la.

Marcelo

Permissão deste fórum: