Bell 47 - O primeiro helicoptero operacional
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Bell 47 - O primeiro helicoptero operacional
Bell 47
O Bell 47 foi o primeiro helicóptero certificado para uso civil em 8 de março de 1946. Produzido até 1974, foi utilizado por diversos operadores civis e militares por todo o mundo.
Foi empregado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos na Guerra da Coréia como H-13 Sioux.
Quando a Marinha do Brasil retomou sua aviação, era necessário um helicóptero de instrução para retomar as atividades aéreas. Para tanto, foram adquiridas três aeronaves Bell 47J em 1957. Sendo que mais seis unidades do modelo 47D chegaram em 1961. Já em 1962, foram recebidas outras duas aeronaves modelo 47G, apelidadas de Sakura, pois foram fabricadas pela Kawasaki sob licença. Os Bell 47 foram empregados pela Marinha até 1968, quando foram substituídos pelo Hughes 269.
A Força Aérea Brasileira operou cinco unidades do modelo 47J entre 1958 e 1974. A FAB empregou as aeronaves em missões de ligação e transporte presidencial.Produzido até 1974, foi utilizado por diversos operadores civis e militares por todo o mundo.
Foi empregado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos na Guerra da Coréia como H-13 Sioux.
Quando a Marinha do Brasil retomou sua aviação, era necessário um helicóptero de instrução para retomar as atividades aéreas. Para tanto, foram adquiridas três aeronaves Bell 47J em 1957. Sendo que mais seis unidades do modelo 47D chegaram em 1961. Já em 1962, foram recebidas outras duas aeronaves modelo 47G, apelidadas de Sakura, pois foram fabricadas pela Kawasaki sob licença. Os Bell 47 foram empregados pela Marinha até 1968, quando foram substituídos pelo Hughes 269.
A Força Aérea Brasileira operou cinco unidades do modelo 47J entre 1958 e 1974. A FAB empregou as aeronaves em missões de ligação e transporte presidencial.
<LI>Fabricação: Bell Helicopter
<LI>Diâmetro do rotor: 10,71 m
<LI>Comprimento: 9,62 m
<LI>Largura: 2,64 m
<LI>Altura: 2,83 m.
<LI>Peso máximo: 1.066 kg
<LI>Propulsão: um motor de Lycomong VO-435-A1 de 200 HP
<LI>Velocidade máxima: 161 km/h
Tripulação: até dois tripulantes
O familiar e distintivo Bell 47 é uma aeronave especialmente significativa, já que foi um do mundo o primeiro helicópteros prática.
O onipresente Bell 47 remonta ao modelo Bell's 30, de 1943, um helicóptero experimental avaliada pelo Exército E.U. (10 foram requisitados para esse serviço). O primeiro protótipo subseqüente Bell Modelo 47 (com uma cabina tipo de carro e dois lugares) voou pela primeira vez em 8 de dezembro de 1945. Em maio de 1946, este modelo Bell 47 cedo se tornou o primeiro helicóptero civil no mundo a obter a certificação civil.
As variantes primeiro civil a ver o modelo de produção foram similares 47B, e 47B3 com um cockpit aberto. A 47D seguidos e foi o primeiro modelo a característica do dossel da tigela `famoso peixe" e o "boom" cauda distintiva descoberto. O Modelo 47E foi semelhante, mas movido por um 150kW (200hp) motor Franklin.
O modelo definitivo 47G seguiu a 47E em produção em 1953, e foi esta variante, em uma série de sucessivas versões mais potentes, que permaneceram em produção até 1974, a prova da utilidade e sucesso do projeto básico de Bell. O 47G teve pás do rotor opcional metal e era alimentado por uma gama de motores Lycoming saída de 150 a 210kW (200 a 280hp).
47H O modelo é baseado no 47G, mas com uma fuselagem completamente fechado e cabine convencional, e formaram a base para a Ranger 47J. A Ranger tinha uma cabine mais alargada para quatro, e entrou em produção em 1956. A Ranger 47J2 introduziu controles de potência e lâminas de metal como padrão, e era alimentado por uma 195kW (260hp) VO540.
Kawasaki no Japão construiu uma licença de desenvolvimento do 47G, o KH4 com estilo mais tradicional de cabine fechada
O Bell na aviaçâo Naval Brasileira
<LI>
<LI>A reativação da aviação naval teve início em agosto de 1952, com a criação a Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM). Em 1955 foi formado o Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN) que se localizava no Km 11 da Av. Brasil (Rio de Janeiro/RJ), onde atualmente se encontra o Centro Recreativo da Casa do Marinheiro.
As primeiras aeronaves de instrução recebidas foram três Bell 47J. Essas aeronaves foram adquiridas pela Marinha por intermédio da Missão Naval Americana. Os helicópteros vieram desmontados e encaixotados e o processo de montagem iniciou-se em 1957 nas próprias instalações do CIAAN (2).
Como forma de aperfeiçoar o processo de instrução criou-se o 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1) em fevereiro de 1961. Nesse mesmo ano, O CIAAN foi transferido para a Base Aeronaval de São Pedro D'Aldeia. O esquadrão HI-1 foi efetivamente ativado em junho de 1962 (3) e o seu equipamento de vôo era composto inicialmente por seis Hughes 200 e dois Kawasaki/Bell 47G. As duas aeronaves modelo 47G, designadas IH-1 e carinhosamente apelidadas de “Sakura” pela Aviação Naval, foram construídas no Japão sob licença da Bell Helicopter Co. dos EUA. Elas vieram para o Brasil em 1958 a bordo dos recém adquiridos navios hidrográficos Sírius (H-21) e Canopus (H-22). Ambos os navios foram completados pelo estaleiro japonês Ishikawajima também em 1958.
Além dos três 47J e dos dois 47G, Foram adquiridos outros seis exemplares da versão 47D1 diretamente do fabricante nos EUA em 1961. Eram bastante similares aos modelos japoneses, diferindo apenas em algumas características. Como forma de diferenciá-los dos 47G, foram designados IH-1A pela Marinha Brasileira.
Os Bell 47 permaneceram no HI-1 até o ano de 1963, quando foram substituídos por modelos Hughes 269. Prestaram serviços diversos a MB até o ano de 1968, quando foram definitivamente desativados (4).
P e r d a s / A c i d e n t es / B a i x a s
04 jun. 1958 Durante o vôo, um Bell 47 (provavelmente do modelo Bell 47G - matrícula não conhecida) teve uma avaria no motor ao aproximar-se do NHi Sírius, atracado na Ilha Fiscal. O helicóptero pousou no mar, próximo ao navio, e afundou em seguida. Os três tripulantes que estavam a bordo nada sofreram. Duas horas depois, o helicóptero foi retirado do fundo do mar sem maiores avarias (5).
B i b l i o g r a f i a
<LI>br /br /font face=](1) PEREIRA NETTO, F. C. [b">Aviação </STRONG>Militar Brasileira 1916-1984. Ed. Revista de Aeronáutica: Rio de Janeiro, 1985. p.26(2) CAMARA JR., A. A. Relatório do Ministério da Marinha relativo ao ano de 1957. Ministério da Marinha. Imprensa do Estado Maior. Rio de Janeiro, 1957. p. 43-44
(3) http://www.daerm.mar.mil.br/hi-1.htm
(4) Revista Força Aérea. Rio de Janeiro, 1999. nº 14, p.61-62
[font=Verdana](5) O Globo, 05 jun. de 1958
CINEAS MARREIROS - AEROCLUBE DO CEARÁ -1983
O Bell 47 foi o primeiro helicóptero certificado para uso civil em 8 de março de 1946. Produzido até 1974, foi utilizado por diversos operadores civis e militares por todo o mundo.
Foi empregado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos na Guerra da Coréia como H-13 Sioux.
Quando a Marinha do Brasil retomou sua aviação, era necessário um helicóptero de instrução para retomar as atividades aéreas. Para tanto, foram adquiridas três aeronaves Bell 47J em 1957. Sendo que mais seis unidades do modelo 47D chegaram em 1961. Já em 1962, foram recebidas outras duas aeronaves modelo 47G, apelidadas de Sakura, pois foram fabricadas pela Kawasaki sob licença. Os Bell 47 foram empregados pela Marinha até 1968, quando foram substituídos pelo Hughes 269.
A Força Aérea Brasileira operou cinco unidades do modelo 47J entre 1958 e 1974. A FAB empregou as aeronaves em missões de ligação e transporte presidencial.Produzido até 1974, foi utilizado por diversos operadores civis e militares por todo o mundo.
Foi empregado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos na Guerra da Coréia como H-13 Sioux.
Quando a Marinha do Brasil retomou sua aviação, era necessário um helicóptero de instrução para retomar as atividades aéreas. Para tanto, foram adquiridas três aeronaves Bell 47J em 1957. Sendo que mais seis unidades do modelo 47D chegaram em 1961. Já em 1962, foram recebidas outras duas aeronaves modelo 47G, apelidadas de Sakura, pois foram fabricadas pela Kawasaki sob licença. Os Bell 47 foram empregados pela Marinha até 1968, quando foram substituídos pelo Hughes 269.
A Força Aérea Brasileira operou cinco unidades do modelo 47J entre 1958 e 1974. A FAB empregou as aeronaves em missões de ligação e transporte presidencial.
<LI>Fabricação: Bell Helicopter
<LI>Diâmetro do rotor: 10,71 m
<LI>Comprimento: 9,62 m
<LI>Largura: 2,64 m
<LI>Altura: 2,83 m.
<LI>Peso máximo: 1.066 kg
<LI>Propulsão: um motor de Lycomong VO-435-A1 de 200 HP
<LI>Velocidade máxima: 161 km/h
Tripulação: até dois tripulantes
O familiar e distintivo Bell 47 é uma aeronave especialmente significativa, já que foi um do mundo o primeiro helicópteros prática.
O onipresente Bell 47 remonta ao modelo Bell's 30, de 1943, um helicóptero experimental avaliada pelo Exército E.U. (10 foram requisitados para esse serviço). O primeiro protótipo subseqüente Bell Modelo 47 (com uma cabina tipo de carro e dois lugares) voou pela primeira vez em 8 de dezembro de 1945. Em maio de 1946, este modelo Bell 47 cedo se tornou o primeiro helicóptero civil no mundo a obter a certificação civil.
As variantes primeiro civil a ver o modelo de produção foram similares 47B, e 47B3 com um cockpit aberto. A 47D seguidos e foi o primeiro modelo a característica do dossel da tigela `famoso peixe" e o "boom" cauda distintiva descoberto. O Modelo 47E foi semelhante, mas movido por um 150kW (200hp) motor Franklin.
O modelo definitivo 47G seguiu a 47E em produção em 1953, e foi esta variante, em uma série de sucessivas versões mais potentes, que permaneceram em produção até 1974, a prova da utilidade e sucesso do projeto básico de Bell. O 47G teve pás do rotor opcional metal e era alimentado por uma gama de motores Lycoming saída de 150 a 210kW (200 a 280hp).
47H O modelo é baseado no 47G, mas com uma fuselagem completamente fechado e cabine convencional, e formaram a base para a Ranger 47J. A Ranger tinha uma cabine mais alargada para quatro, e entrou em produção em 1956. A Ranger 47J2 introduziu controles de potência e lâminas de metal como padrão, e era alimentado por uma 195kW (260hp) VO540.
Kawasaki no Japão construiu uma licença de desenvolvimento do 47G, o KH4 com estilo mais tradicional de cabine fechada
O Bell na aviaçâo Naval Brasileira
<LI>
<LI>A reativação da aviação naval teve início em agosto de 1952, com a criação a Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM). Em 1955 foi formado o Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN) que se localizava no Km 11 da Av. Brasil (Rio de Janeiro/RJ), onde atualmente se encontra o Centro Recreativo da Casa do Marinheiro.
As primeiras aeronaves de instrução recebidas foram três Bell 47J. Essas aeronaves foram adquiridas pela Marinha por intermédio da Missão Naval Americana. Os helicópteros vieram desmontados e encaixotados e o processo de montagem iniciou-se em 1957 nas próprias instalações do CIAAN (2).
Como forma de aperfeiçoar o processo de instrução criou-se o 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1) em fevereiro de 1961. Nesse mesmo ano, O CIAAN foi transferido para a Base Aeronaval de São Pedro D'Aldeia. O esquadrão HI-1 foi efetivamente ativado em junho de 1962 (3) e o seu equipamento de vôo era composto inicialmente por seis Hughes 200 e dois Kawasaki/Bell 47G. As duas aeronaves modelo 47G, designadas IH-1 e carinhosamente apelidadas de “Sakura” pela Aviação Naval, foram construídas no Japão sob licença da Bell Helicopter Co. dos EUA. Elas vieram para o Brasil em 1958 a bordo dos recém adquiridos navios hidrográficos Sírius (H-21) e Canopus (H-22). Ambos os navios foram completados pelo estaleiro japonês Ishikawajima também em 1958.
Além dos três 47J e dos dois 47G, Foram adquiridos outros seis exemplares da versão 47D1 diretamente do fabricante nos EUA em 1961. Eram bastante similares aos modelos japoneses, diferindo apenas em algumas características. Como forma de diferenciá-los dos 47G, foram designados IH-1A pela Marinha Brasileira.
Os Bell 47 permaneceram no HI-1 até o ano de 1963, quando foram substituídos por modelos Hughes 269. Prestaram serviços diversos a MB até o ano de 1968, quando foram definitivamente desativados (4).
P e r d a s / A c i d e n t es / B a i x a s
04 jun. 1958 Durante o vôo, um Bell 47 (provavelmente do modelo Bell 47G - matrícula não conhecida) teve uma avaria no motor ao aproximar-se do NHi Sírius, atracado na Ilha Fiscal. O helicóptero pousou no mar, próximo ao navio, e afundou em seguida. Os três tripulantes que estavam a bordo nada sofreram. Duas horas depois, o helicóptero foi retirado do fundo do mar sem maiores avarias (5).
B i b l i o g r a f i a
<LI>br /br /font face=](1) PEREIRA NETTO, F. C. [b">Aviação </STRONG>Militar Brasileira 1916-1984. Ed. Revista de Aeronáutica: Rio de Janeiro, 1985. p.26(2) CAMARA JR., A. A. Relatório do Ministério da Marinha relativo ao ano de 1957. Ministério da Marinha. Imprensa do Estado Maior. Rio de Janeiro, 1957. p. 43-44
(3) http://www.daerm.mar.mil.br/hi-1.htm
(4) Revista Força Aérea. Rio de Janeiro, 1999. nº 14, p.61-62
[font=Verdana](5) O Globo, 05 jun. de 1958
CINEAS MARREIROS - AEROCLUBE DO CEARÁ -1983
Última edição por cineas em Qui 7 Jan - 0:37:53, editado 5 vez(es)
Re: Bell 47 - O primeiro helicoptero operacional
A EVOLUÇÃO DO PROJETO
Bell 30
30 1942 = 1pOH; 150hp Franklin 6V4; ff: 12/29/42 (p: Floyd Carlson). Primeiro gêmeo bem-sucedido sistema de lâmina; terceiro helicóptero para voar em E.U.A.. Arthur Young. POP: 3 protótipos [NX41860, NX41867/41868], testado pelo Exército como XR-12. Primeiro navio, # 1 [NX41867], caiu em setembro 1943, foi reconstruída com o trem de pouso modificados e rotor de cauda como # 1A. # 2 apareceu maio 1944 dentro do Buffalo (NY) Natl Guard Armory para seu primeiro vôo público. Reworked # 3 se tornou a base para 47.
Bell 42
42 1946 = 5PCH; 450hp P & W R-985; rotor: 47'6 "carga: 1445 #, v: 125/100/0 série: 300. POP: 3 NX33540 protótipo [, NX42063, x].
O Bell 47
47 (TC H-1 H-5, H7SW, 2H1, 2H3) - 2pCH. Arthur Young. O primeiro do mundo comercialmente helicóptero-licenciadas, conhecido pela sua copa aquário, abra-tail boom grade. Permaneceu em produção contínua até 1974; construção licenciado também no Japão e Itália. Aumentar a versão se tornou modelo 48. Militares versões H-13 e HTL. Sioux AH-1 e HT-2 foram construídos por Westland Ltd para o exército britânico.
1945 = 47A USAF com bolha dossel, cobertas de fuselagem e da cauda; 175hp Franklin S-35-1. POP: 18 ao Exército como YR-13, 10 a USN como HTL-1.
Prototype [NC41967] (Bell)
Bolha dossel Experimental [NX92845] (Bell)
#3 [NX131B] (Bell)
47B 1946 (TC H-1) = A versão comercial com "sedan" fuselagem. 2pCH; 175hp Franklin 6V4-B32; rotor: 41'10 "v: 100/80/0; FF [NC1H]: 12/8/45. POP: 80. NC1H [] s / n 1 caiu durante um vôo de treinamento em 4/3/46, após cerca de 75 horas, foi danificado além do reparo econômico, e sua inscrição foi transferido para s / n 11 a 5/15/46.
47D, H-13 1948 = 2pCH; 200hp Lycoming O-435; rotor: 35'2 "Comprimento: 41'3" carga: 603 V #: 100/85/0 série: 238. 24v elétrica. POP:?; 65 a USAF como H-13, 12 a USN como HTL-2.
47G 19? = 3pCH com 200hp de potência reduzida Lycoming VO-435-A1A ou 200hp Franklin 6V4-C32AB; rotor: 35'2 "Comprimento: 27'4" carga: 915 V #: 86/70/0 série: 212. $ 35.750; POP:?.
7G-2 1955 = Licença-construído pela Augusta e Kawasaki; 260hp VO Lycoming-435. $ 38.750; POP:?.
[N6723D] (via Johan Coll Bell Visschedijk)
47G-2A-1 1963 = 2pCH, apelidado de "Wing Ding." Desenvolvido como uma aeronave que iria levantar cargas muito grande que ultrapassa a sua capacidade de passe, tirando partido da execução descolagens e aterragens. Além da ala mastro ângulo do rotor podem ser variadas em vôo. POP: 1 [N6723D].
47G-3 1959 = 3pCH; 225hp Franklin 6VS. POP: 389 all G-3 variants.
47G-3B-1 1963 = 3pCH; 270hp Lycoming supercharged TVO-435; length: 31'7" load: 1156# v: 105/86/0 range: 273 ceiling: 17,200' (hover) 16,100'.
47G-3B-2 1968 = 280hp Lycoming TVO-435; rotor: 37'2" length: 32'6" load: 1090# v: 105/83/0 range: 250. POP total -3B-1 and -3B-2: 389.
47G-4A 1966 = 280hp derated Lycoming VO-540; length: 31'7" load: 1173# v: 105/84/0 range: 295 ceiling: 11,200' (hover) 7,700'. POP: 269.
47H-1 Bellairus 19? = Nomeações Deluxe, controles hidráulicos impulso. 2-3pCH; 200hp Franklin; carga: 1235 # v: 100/91/0 intervalo: 213 Teto: 13.100 '(: hover 5.500). $ 40,750-42,700; POP:?.
47J Ranger 1957 = Widened camarote, novo sistema de rotor de cauda. 4pCH; 250hp de potência reduzida VO Lycoming-435; rotor: 37'2 "Comprimento: 32'4" carga: 950 V #: 105/99/0 intervalo: 222 (300 com tanques de combustível opcional). $ 63.750; POP:?, De que? a USAF como H-13J,? a USN / USCG como HUL-1/HTL-7.
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