AEROMODELISMO RASGANDO OS CÉUS DE QUIXADÁ
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AEROMODELISMO RASGANDO OS CÉUS DE QUIXADÁ
AEROMODELISMO RASGANDO OS CÉUS DE QUIXADÁ
Aeromodelos sobre-voando os monólitos Foto: Cleumio Pinto |
As aeronaves sendo preparadas para a apresentação Foto: Cleumio Pinto |
A garotada no final da tarde já estavam eram ajudando aos "pilotos de Aeromodelo" Foto: Cleumio Pinto |
AEROMODELISMO
O Percusor Alphonse Penaud Nascido na França, Penaud queria seguir carreira militar, mas foi atacado por reumatismo muscular, sendo obrigado a usar muletas. Gostava de matemática e de resolver problemas relacionados a vôo. Em abril de 1870 inventa o motor a elástico com tiras retorcidas. Eis suas palavras: "Procurando utilizar a força extraordinária da borracha, tive a idéia de usar a sua elasticidade, pró torção, que pode fornecer 130 quilogrâmetros por quilo. Veio-me a idéia de aplicar este mecanismo na propulsão de um aparelho do gênero aeroplano... mas esbarrei com uma enorme dificuldade: o equilíbrio.
No início de 1871, Penaud construiu o primeiro modelo a elástico de uma série que denominou Planophore. Este modelo voava muito bem e estabeleceu o desenho básico dos modelos atuais. Penaud foi aclamado ao demonstrar o vôo do seu Planophore em agosto de 1871, em Paris, nos jardins de Tuileries para os membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea. Voou 60 metros de distância a 20 metros de altura em 13 segundos. O modelo a elástico que Penaud projetou, construiu e voou em 18 de agosto de 1871, nos jardins de Tuileries em Paris, foi o primeiro aeroplano que efetuou um vôo livre estável.
Em 1955, a Comissão Internacional de Aeromodelismo, em homenagem póstuma, deu o nome de Afonso Penaud a taça oferecida pela FAI a equipe vencedora do Campeonato Mundial de "Wakefields".
AEROMODELISMO NO BRASIL
Sem dados históricos precisos, sabe-se que em 1936 uma loja situada a Rua Direita, a Casa Sloper vendia material de aeromodelismo. Desde 1941, a firma Almeida & Veiga importava kits de modelos americanos. Em 19 de julho de 1942, foi realizado o I Campeonato Paulista de Aeromodelismo, no Campo de Marte. Em 17 de abril de 1943, surge a Casa Aerobrás. O Sr. Ueno fabricou kits dos modelos Aspirante e Pernilongo, desenhados por Afonso Arantes; o Gavião, o Extraviador 1000, desenhado por H. Miaoka e o Cometa, desenhado por L. Giraldelli.
O primeiro clube formado pelos aeromodelistas chamava-se "Parafuso". E em 1945, foi realizado na várzea da Rebouças, o II Campeonato Paulista de Aeromodelismo. A revista da época era a "Velocidade" e trazia artigos técnicos e matérias de aeromodelismo. O campo da Rebouças foi-se enchendo de casas e o grupo, formado por Afonso Arantes, Ângelo Rodrigues, Clécio D. Meneghetti, Afonso Mônaco, H. Miaoka, Rubens Arco e Flecha, Heder, Giraldelli, Conrado, Paulo Marques, Felício Cavalli e Naldoni mudaram-se para o Brooklin, ao lado da Hípica Paulista.
Em 1987, graças aos esforços de Walter Nutini, o aeromodelismo foi reconhecido como esporte no Brasil, na gestão de Vitor Garutti. Em 1996, a delegação brasileira de aeromodelismo Vôo Circular Controlado, consegue o 6º lugar no Campeonato Mundial da Suécia e novamente em 1998, desta vez na Ucrânia. Luiz Eduardo Mei consegue o recorde brasileiro e sul-americano em Velocidade, voando a 294 km/h.
AEROMODELISMO NO CEARÁ
Luzinon Sousa, Igor Lima e Lauriano Foto: Rosiane Castelo |
Era um velho sonho dos nossos aeromodelistas, pois já tínhamos voado em estradas, sendo que esses voos eram feitos com aeromodelos com tanques normais e o tempo de vôos máximo foi de 15 minutos.
Daí nasceu a ideia de alterarmos o tanque de combustível do modelo que no nosso caso é um Buggy fabricado pela Aerobrás para rádio de 4 canais cuja versatilidade de voo é ótimo.
Saímos então para o voo, usando um motor OS 40 FSR e confiante nos testes efetuados. Era manhã do dia 06 de maio de 1989. Em Fortaleza já chovia, havia três dias, mas a natureza nos aju¬dou com um tempo nublado (altos cúmulos) e vento praticamente zero (5 nós) o que ocorre somente na época de inverno, pois no verão sempre voamos com vento até 25 nós. Para acompanhar o evento foram convidados dois representantes da federação, o Sr. Marcos António Bezerra pela Federação Cearense de Automobilismo e o Sr. Valter Costa Lima representante do Aeroleve (Clube de Ultraleves). A decolagem foi feita na pista da BR 020. Para isto contamos com o apoio da Polícia Militar do Ceará que nos cedeu batedores para uma perfeita segu¬rança do público que aguardava e não acreditava que o modelo percorresse a distância de 100 Km.
Eram exatamente 8 horas e 7 minutos quando decolamos. Ganhamos altura sobre a pista de deco¬lagem, fazendo um grande círculo enquanto os nossos dois pilotos se acomodavam em suas cadeiras fixas na carroceria de uma camioneta D-20 a qual ganhou velocidade para acompanhar o modelo. Estava iniciada a nossa maratona. Os cinco primeiros minutos foram longos para nós, mas o modelo já estava estabilizado a meio motor e a uma velocidade relativa ao carro que conduzia o piloto em torno de 90 a 100 Km/h.
Desta forma continuamos a voar comandados por duas pessoas excelentes, o Comandante ALBERTO e o Co-Piloto RÉGIS.
Chegamos aos 40 minutos de voo a uma altura de aproximadamente 150 pés e agora já com o tanque mais seco a uma velocidade relativa de 110 Km/h.
Mas o momento crítico estava ainda para chegar: quando o cronôgrama marcar l hora de voo, pois, no último teste, o motor parou com esse tem¬po, mas conseguimos ultrapassar esta marca e já estávamos avistando a cidade de Canindé que, de princípio, era o ponto de chegada. O motor não parou aí. Decidimos, então, ali mesmo, a 110 por hora, dar continuidade ao voo até que o combustível se acabasse. Isto ocorreu quando o cronometro marcava l hora e 24 minutos de voo.
Feito o pouso e, devidamente, comemorado com abraços e aplausos por parte dos presentes, o Sr. Marcos António Bezerra, Presidente do Clube Cea¬rense se Automobilismo e que cronometrava a prova dava o resultado final. Aquilo que parecia um sonho, passou a ser realidade, pois conseguimos percorrer a distância de 137 Km em l hora e 24 minutos dando, desta forma, uma vitória para o Clube Cearense de Aeromodelismo.
Cleumio Pinto, Luzinon Sousa, Igor Lima e Lauriano Foto: Rosiane Castelo |
Um Helicóptero em manobras radicais Foto Rosiane Castelo |
Lauriano turbinado o seu aparelho Foto: Cleumio Pinto |
Aviões cortando os céus Quixadaenses Foto Cleumio Pinto |
Helicóptero sobre-voando o campo do renascer Foto: Rosiane Castelo |
SERVIÇO
CCM - Centro Cearense de Modelismo
Aeródromo Feijó - Siqueira - Fortaleza
Lauriano (85) 8715 6391 lauriano@ifce.edu.br
Luzinon de Sousa (85) 8727 3929
COBRA - Confederação Brasileira de Aeromodelismo
Responsaval: Neuly Nunes Cardoso
E-mail: cobra@cobra.org.br
Tel/Fax: (21) 2584-1032
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