Tx computadorizado X heli - primeiras configurações
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Tx computadorizado X heli - primeiras configurações
Tx computadorizado X heli - primeiras configurações |
configurações básicas, só o necessário para voar, nada d+ |
Iniciando após estar com o radio em mãos, qual o proximo passo, para configurar o conjunto eletronica / mecanicamente? pegue seu tx, coloque as pilhas/bateria e mãos a obra!! EM NOME DE SUA SEGURANÇA, É ALTAMENTE RECOMENDÁVEL QUE DESLIGUE OS FIOS DO MOTOR!!!!! Muito provavelmente você voará um heli com o tx então deve selecionar no tipo de mode HELI. vamos la: Aperte scroll>SETUP LIST>MODEL TYPE>HELI Agora deve selecionar o tipo de bailarina que está usando. Existem 2 tipos no rádio: 1 servo 90º = Helis HDE, os que usam somente um servo para controle de passo CCPM 120 = helis "comuns", que usam os 3 servos para alteração de passo/comandos vamos selecionar: Aperte scroll>SETUP LIST>SWASH TYPE Pronto! somente selecionar Com os parametros de bailarina regulados, você provavelmente deve estar notando ela bem, talvez muiiiito torta são os reversos Para acessalos siga o diretório: Aperte scroll>SETUP LIST>REVERSE O menu dos reversos é simples, abaixo o que significa cada nome e em qual servo fica ligado. THRO - ligado ao esc / servo do do acelerador nos glows ELEV - Elevator, o "servo da frente" GYRO - Canal do gyro, do ganho AILE - um dos servos do aileron RUDD - servo de cauda, que antes passa pelo gyro PITCH - Em helis HDE é o passo sim, mas em helis CCPM o PITCH é um dos servos do aileron. Talvez você consiga regular corretamente os servos através dos reversos, caso não consiga, é só inverter os fios dos servos do aileron. Configurando os reversos: É muito somples, basta rolar a Scroll até o comando desejado, apertar a Scroll e rolar para ativar / desativar o reverso. Uma coisa importante é o contraste do LCD. para acessalo siga o diretório abaixo: Aperte scroll>SETUP LIST>CONTRAST selecione e acesse a percentagem. daí é só rolar a Scroll e verá o contraste da tela se alterar. OK Hora de configurar três coisas dentro de ADJUST LIST que vão te manter no ar: são elas GYRO, THRO CUR (curvas de motor), PITCH CUR (curvas de passo) Primeiramente o gyro existem dois valores, dois ganhos diferentes, e não gyro ligado / desligad (claro, isso pode variar dependendo dos valores que colocar) Basta selecionar a RATE e rolar a Scroll até o valor desejado. Outra opção interessante de configuração, é conjugar a alteração de ganho do gyro com outras chaves do tx. Basta selecionar na opção acima das rates a chave que deseja usar na altaração do ganho. Curvas de aceleração representado no menu por THRO CURV. a alteração da curva de motor é simples. Existem três estados de vôo, sendo uma curva para cada um. são eles: NORM = normal, idle desativada STUNT = Idle up ativada HOLD = throlle hold Selecione o estado de vôo que deseja alterar, em seguida o ponto do stick que deseja adicionar / trocar o valor. são eles: L = ponto minimo do stick 2 = ponto dois do stick 3 = 50% do curso total, meio stick 4 = ponto quatro do stick H = ponto maximo do stick O mesmo estilo de configuração se aplica à PITCH CUR (curva de passo), tomando cuidado de adicionar ao ponto 3, tanto de NORM quanto para STUNT e HOLD o valor 50% no ponto três. mais tarde vou falar mais sobre isso. Swash mix Como o nome diz, é a mixagem da bailarina. Nessa configuração, você altera a quantidade de comando para cada função, sendo elas: AILE - aileron, função total, os 2 servos juntos, ja mixados ELEV - profundoor Pitch - passo Quanto mais positivo o valor, mais comando você vai ter, no caso do AILE e do ELEV. Ja no PITCH é um pouco diferente. Quanto mais positivo o valor, mais viagem de passo vai ter de acordo com a movimentação do stick. Selecione o valor a ser alterado e manda Scroll nele Regulagens mecânicas Uma das mais importantes regulagens é a centragem dos braços dos servos. é simples, basta colocar o valor 50% em PITCH CUR no ponto 3, em NORM, STUNT e HOLD Pronta essa configuração, coloque o stick no meio. Vá até os servos do ciclico, solte os braços e os recoloquem alinhados 90º como na foto abaixo: Feito o alinhamento dos braços, hora de regular o passo. Também não deixa de ser simples, somente regule os links de modo que o heli fique sem passo (0 degraus) com o stick no meio: FONTE:www.superhelis.com.br O resto é em voo bom proveito bons voos!!! |
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