KAMOV - o pai do helicoptero coaxial russo
3 participantes
Página 1 de 1
KAMOV - o pai do helicoptero coaxial russo
KAMOV - Отец русской коаксиальных вертолета
KAMOV - o pai do helicoptero coaxial russo
O nome KAMOV está ligado a um dos mais renomados construtores de helicópteros, tendo construído o seu primeiro autogiro em 1929 junto com N.S. Skrzhinskij, incluindo o único armado que entrou em combate.
Quando da invasão alemã a seu país em 1941, o protótipo de seu autogiro K.7, biplace, usado principalmente à noite, efetuou vôos de observação e chegou a lançar panfletos próximo a Smolensk. Com a guerra seu grupo de estudo foi dissolvido em 1943 e só retorna a ativa a partir de 1947, isto quando fez voar pela primeira vez seu modelo K.8 de 27 CV, ultraligeiro com rotor coaxial, ou seja dois rotores um sobre o outro rodando em sentido inverso um do outro, uma marca registrada dos projetos futuros de Kamov e seus sucessores até os nossos dias.
O mais curioso é que, em 1944, ele faz voar o modelo Ka.8, que foi o primeiro a utilizar o conceito do esquema coaxial, o qual será mantido no pós guerra. A particularidade deste modelo era ser monoplace, impulsionado por um motor de 27hp de motocicleta, o qual foi elevado a 45hp mediante o uso de alcool como combustível e suas hélices eram feitas em madeira.
O Capitão de Fragata Ricardo Achilles de Faria Mello,
posa ao lado do helicóptero Ka.52.
Seus helicópteros tiveram funcões militares e civis, sendo até utilizados na agricultura como pulverisadores, como foi o caso do modelo Ka 26, um bimotor criado em 1964, além de ter sido usado para controle de tráfego e patrulhamento costeiro.
O primeiro modelo militar foi o Ka.25 Hormone, do qual foram construídos 500 exemplares até o ano de 1975 e largamente empregado em navios da Marinha Soviética.
Os modelos ainda em uso na Marinha Russa atualmente são os modelos Ka.27 para busca e salvamento, o Ka.28 para luta anti-submarino, o Ka.29 para transporte e combate, o Ka.31 com radar de detecção de alvos aéreos, o estranho MBVK-137,atual Ka.137, todo esférico e sem tripulantes, para reconhecimento e patrulha ecológica, recentemente lançado.
Modelos para combate são os Ka.50 Black Shark, o Ka.52 Alligator, armado com diversos tipos de mísseis e foguetes e o mais recente é o Ka.60 multi-uso, sendo um dos poucos a possuir rotor traseiro, sendo que os demais possuem rotores coaxiais.
Já o Ka.226 é um versátil transportados de equipamentos, bem estranho para os nossos padrões, devido principalmente ao seu pequeno tamanho, possuindo ainda o modelo Ka.226A para diversas funções devido a sua cabina traseira.
Nestas comemorações foi realizada um exposição estática e a ela visitaram diversos Embaixadores e Adidos Militares de diversos países, alguns da América do Sul, e o Brasil foi representado pelo Capitão de Fragata Ricardo Achilles de Faria Mello, agregado ao Adido de Defesa junto à Embaixada Brasileira em Moscou.
Nicolai Kamov faleceu em 24 de novembro de 1973, mas sua indústria continuou com alguns de seus projetos e outros novos, mesmo com o fim da guerra fria e a dissolução da URSS, os helicópteros Kamov tem seu devido lugar na história da aviação mundial, muito embora este evento não tenha sido amplamente divulgado.
NICOLAI ILIC KAMOV, Nasceu em 14 de setembro de 1902 em Irkutsk. cidade a 30km de Moscou, na Rússia
K 10M
Kamov pilotando o k 10
K 8
k 10
K 15
K 15
MIL MI 1
K 22
K 25
K 27
K 29
K32
helicóptero Ka.52.
O mais recente helicóptero Kamov, o Ka.60, um dos poucos a possuir rotor traseiro.
O poderoso Ka.50. Notar os seus rotores coaxiais, uma característica da marca Kamov
O modelo naval do Ka.29.
Kamov Ka. 27, do qual foi derivado toda uma família
O pequeno Ka.226 para transporte de cargas
O modelo Ka.226 A
O mais estranho dos helicópteros, o esférico Ka.137, sem tripulação, com rotores coaxiais
Outra vista do helicóptero de combate Ka.52. Notar suas belas linhas aerodinâmicas e seus rotores coaxiais
Практическая и функциональная!
Prático e funcional!
cineas
Re: KAMOV - o pai do helicoptero coaxial russo
Espetacular. Adorei a matéria. Parabéns.
Giba- Mensagens : 25
Data de inscrição : 19/04/2009
Idade : 68
Localização : Fortaleza
Re: KAMOV - o pai do helicoptero coaxial russo
Comprei um lama ,
bom que agora sei mais sobre helis coaxiais.
parabéns cineas òtima matéria!
iuri
bom que agora sei mais sobre helis coaxiais.
parabéns cineas òtima matéria!
iuri
iuri- Mensagens : 22
Data de inscrição : 17/12/2009
Idade : 44
Localização : maranguape - ce
Tópicos semelhantes
» vendo helicoptero
» O Inventor do helicóptero era Cearense !
» A História do helicoptero RC ( sensacional )
» como funciona o helicoptero ?
» Bell 47 - O primeiro helicoptero operacional
» O Inventor do helicóptero era Cearense !
» A História do helicoptero RC ( sensacional )
» como funciona o helicoptero ?
» Bell 47 - O primeiro helicoptero operacional
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos